publicidade
Brasil

Queimadas no Pantanal matam animais raros

Região está sendo devastada por incêndios florestais, alertam biólogos

Queimada em área de Pantanal localizada no Estado do Mato Grosso do Sul
Visão de drone mostra uma área queimada no Pantanal, em Corumbá, Mato Grosso do Sul | Foto: Reuters/Ueslei Marcelino

As queimadas no Pantanal estão devastando a vegetação e matando inúmeros animais raros. O alerta é de biólogos e entidades de proteção ambiental. 

Segundo os especialistas, a maior planície alagada tropical do mundo está sendo destruída pelos incêndios florestais. Desde 1998, quando o Brasil começou a monitorar os incêndios na região, este é o período com o maior número de queimadas.

Receba nossas atualizações

A situação crítica tem causado um grande impacto na vida de animais selvagens, incluindo espécies ameaçadas que cientistas vêm trabalhando por décadas para proteger.

Leia mais notícia de Brasil na Oeste

“Estamos vendo a biodiversidade do Pantanal desaparecer em cinzas”, disse o biólogo Gustavo Figueirôa ao jornal The New York Times. “Está sendo queimado até virar cinzas.”

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o Pantanal, considerando o bioma no território brasileiro, ocupa uma área de 138,1 mil km² (65% no Estado de Mato Grosso do Sul e 35% em Mato Grosso). A região consiste, principalmente, em um labirinto de rios, florestas e pântanos. 

Pantanal é alvo de secas severas

Nos últimos anos, uma série de secas severas atingem o bioma. Cientistas associam o quadro ao aumento do desmatamento e das mudanças climáticas. O assunto, contudo, é controverso, conforme analistas.

Em 2024, os incêndios florestais queimaram mais de 18 mil km², área equivalente a 15 vezes o território da cidade do Rio de Janeiro. Os terrenos úmidos abrigam o maior papagaio do mundo, a maior concentração de jacarés e espécies ameaçadas, como a ariranha.

Em uma de suas incursões pelas áreas afetadas pelo fogo, biólogos ligados ao SOS Pantanal, organização sem fins lucrativos de conservação, dizem ter visto cenas chocantes. 

Entre elas, filhotes de jaguar queimados, antas com patas cruas e ensanguentadas e ninhos de ovos de papagaios totalmente consumidos por chamas. Usuários da rede social Twitter/X têm postado vídeos que mostram animais mortos pelo fogo.

Fogo ameaça “laboratório natural

Conforme alertam os especialistas, os incêndios florestais estão ameaçando o que eles chamam de laboratório natural. As queimadas, advertem, estão matando ou ferindo tamanduás-bandeira, antas, veados-do-pantanal, araras-azuis e jacarés. 

Para dar uma ideia da situação crítica no Pantanal, o veterinário Enderson Barreto fez uma indagação. “Se o jaguar, que é um animal que corre, sobe e nada, está sendo afetado, quais as chances de animais lentos?”

Uma visão de um macaco queimado, entre a vegetação queimada no Pantana e Corumbá, em Mato Grosso do Sul 11/6/2024 | Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
Macaco queimado: segundo biólogos, diversos animais raros estão sendo dizimados pelo fogo | Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Os cientistas dizem que é muito cedo para estimar quantos animais estão morrendo nas chamas, já que muitos estão em regiões remotas, sem apoio dos socorristas. 

Ambientalistas temem que o número de vítimas possa superar o dos incêndios que devastaram a região em 2020, matando cerca de 17 milhões de animais e queimando quase um terço do Pantanal no Brasil.

No vídeo abaixo, um usuário da rede social Twitter/X chora ao narrar a cena com animais mortos em razão do fogo e cobra atitude dos políticos.

Leia também: “O Brasil está pegando fogo”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 224 da Revista Oeste

Veja também:

Leia mais sobre:

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.