publicidade
Brasil

Polícia Civil desarticula quadrilha que furtava medicamentos de alto custo

Grupo é alvo de mandados de prisão e busca em São Paulo; investigação começou depois de crimes em farmácias no interior

Polícia Civil de São Paulo: trabalho de inteligência | Foto: Divulgação/PCSP
Polícia Civil de São Paulo: trabalho de inteligência | Foto: Divulgação/PCSP

A Polícia Civil de São Paulo realizou nesta sexta-feira, 17, uma operação para cumprir nove mandados de busca e apreensão e outros seis de prisão contra uma organização criminosa envolvida em furtos de medicamentos de alto custo. As ordens judiciais são cumpridas em endereços ligados aos investigados, nas regiões central e na zona leste da capital paulista.

A ação, coordenada pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Itapeva, tem o apoio de agentes do Grupo Armado de Repressão a Roubos (Garra). Cerca de 50 policiais foram mobilizados para o cumprimento simultâneo das medidas judiciais.

Receba nossas atualizações

Polícia: trabalho de inteligência

Segundo o delegado Thiago Fogaça, responsável pela operação, as investigações começaram depois de dois furtos a farmácias na cidade de Itapeva, em setembro do ano passado. “Analisamos imagens, realizamos monitoramento e identificamos, inicialmente, quatro autores”. 

Os crimes chamaram a atenção pelo padrão de conduta. Os suspeitos entravam nos estabelecimentos como clientes e se dirigiam diretamente aos balcões onde eram armazenados medicamentos de alto valor, como imunobiológicos e remédios usados em tratamentos oncológicos.

Leia também: “A suprema cegueira”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 318 da Revista Oeste

Durante as diligências, os policiais identificaram que parte dos produtos furtados era revendida no mercado paralelo, com valores abaixo do praticado oficialmente. Em alguns casos, os medicamentos eram oferecidos por intermediários a clínicas e pacientes, o que levantou suspeitas sobre uma rede estruturada de distribuição ilegal. 

A investigação também apontou que o grupo usava carros alugados e mudava frequentemente de endereço para dificultar a identificação. As equipes descobriram que dois dos alvos já eram procurados pela Justiça pelo mesmo crime. Posteriormente, outros envolvidos no esquema criminoso foram identificados, incluindo pessoas responsáveis pelo transporte e armazenamento dos produtos. 

Há indícios de que a quadrilha também tenha atuado em outras cidades do interior paulista, repetindo o mesmo modus operandi. Até o momento, dois suspeitos foram presos. O delegado informou que, ao chegarem a um dos endereços alvo dos mandados, os policiais não localizaram o investigado, mas apuraram que ele estaria em uma chácara em Guarulhos. A equipe se deslocou até o local, onde encontrou dois irmãos, que foram detidos.

Os presos foram encaminhados ao 1º Distrito Policial de Guarulhos, enquanto os demais alvos seguem sendo procurados. A Polícia Civil busca identificar possíveis receptadores e mapear o destino final dos medicamentos furtados, além de apurar se há ligação do grupo com outros crimes semelhantes registrados recentemente no Estado.

+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.