O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de “acumulado de chuva” e de “chuvas intensas” para diferentes localidades do território brasileiro, nesta terça-feira, 16. Estão em aviso partes das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, com diferentes perigos e prazos de validade.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Receba nossas atualizações
Válido até as 7h desta quarta-feira, 17, há um aviso laranja de “perigo” para chuvas intensas, conforme o órgão (mapa abaixo). Ele compreende parte de Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

Para a área do mapa em alerta laranja, o órgão espera chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (entre 60 e 100 km/h). Há o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Inmet alerta para risco de acumulado de chuva

Para esta área no Sudeste do Brasil, entre o litoral norte de São Paulo, o litoral sul do Rio de Janeiro e o sudeste de Minas Gerais, o órgão emitiu um alerta de grande perigo para acumulado de chuva (mapa acima).
Leia mais: “Nau sem rumo”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 300 da Revista Oeste
Até as 9h desta quarta-feira, 17, espera-se chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm por dia. O órgão alerta para risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.
O Inmet é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Ele representa o Brasil na Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.






































Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.