Uma onça-pintada de 18 anos, idade considerada avançada para a espécie, fez um check-up no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, nesta semana.
Leia mais: “Onça-parda ‘atrapalha’ pregação de pastor; veja a cena”
O felino, que vive no Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (Cempas) desde que saiu do zoológico, passou pelos exames em razão da idade e das possíveis complicações de saúde que podem surgir. O animal também obteve uma avaliação odontológica.
Monitoramento e exames realizados
A UFMT informou que a onça apresentou emagrecimento nos últimos dias. Por isso, o monitoramento.
“O animal recebeu anestesia no Cempas e foi ao Hospital Veterinário”, informou a instituição. “Lá, passou pela avaliação clínica geral, coleta de sangue para exames hematológicos e pesquisa de possíveis enfermidades infecciosas, exames de ultrassom, radiografia e tomografia.”
Leia também: “Vídeo: onça-pintada confunde tronco com presa e fica frustrada”
Condição atual da onda-pintada
A UFMT acrescentou que o paciente encontra-se bem, estável, com comportamento normal para a espécie e se alimenta espontaneamente. Além disso, a universidade informou que a equipe manteve o monitoramento do animal.
+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste
“Aguardamos os resultados dos exames deste paciente, com especial atenção, ao considerar sua idade, suas características individuais de comportamento e as possíveis enfermidades que acometem estes felinos de grande porte no decorrer de sua maturidade avançada”, afirmou a universidade.
Vida longa para dona Onça.
Tem muito idoso esperando mais de 6 meses para conseguir fazer o mesmo no SUS. BRASIL BOSTIL.