publicidade
Brasil

MTST invade prédio do INSS e quer posse do imóvel, destinado à aposentadoria da população

Edifício é avaliado em R$ 50 milhões e pertence ao fundo geral da Previdência

MTST quer prédio do INSS, avaliado em R$ 50 milhões, que integra a Previdência da população | Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
MTST quer prédio do INSS, avaliado em R$ 50 milhões, que integra a Previdência da população | Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) invadiu há quase dois meses o prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no centro histórico de Porto Alegre. A apuração é do portal Gazeta do Povo.

A invasão, chamada de Maria da Conceição Tavares, aconteceu depois da inundação do térreo do edifício de 25 andares devido à cheia do Rio Guaíba.

Receba nossas atualizações

O MTST quer que o prédio tenha uma “função social”, mas o edifício pertence ao fundo geral da Previdência e não pode ser doado, já que o valor de venda, estimado em R$ 50 milhões, é destinado à aposentadoria da população.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

O edifício, conhecido como Ipase, sediou as operações do INSS até 2000. Desde então, está desocupado e em processo de permuta por outro imóvel, conforme a assessoria de imprensa da Superintendência Regional Sul do INSS.

Atualmente, as despesas de manutenção do prédio incluem custos trabalhistas com dois vigilantes e uma auxiliar de limpeza.

Em nota enviada à Gazeta do Povo, a Advocacia-Geral da União (AGU) informou que propôs uma ação de reintegração de posse no dia 28 de junho.

Lula ao lado de Guilherme Boulos e Fernando Haddad durante visita a condomínios construídos pelo MTST com recursos do 'Minha Casa, Minha Vida', em 2022 | Foto: Ricardo Stuckert
Lula ao lado de Guilherme Boulos e Fernando Haddad durante visita a condomínios construídos pelo MTST com recursos do ‘Minha Casa, Minha Vida’, em 2022 | Foto: Ricardo Stuckert

Além de destacar a ilegalidade da ocupação, o processo revela que o edifício não apresenta condições de uso e que os ocupantes foram alertados sobre os riscos de acidentes devido ao estado atual do prédio, principalmente pela exposição aos cabos da rede elétrica possivelmente energizados.

Em uma decisão de julho, o juiz da 4ª Vara Federal de Porto Alegre determinou a identificação dos invasores do imóvel para verificar a duração e a natureza da invasão.

Leia também: “MTST compara Jesus Cristo a bandido”

MTST tem aval de Lula para invasão

O MTST insiste na invasão do prédio e argumenta que os equipamentos públicos oferecidos às famílias são inadequados para as vítimas das chuvas a longo prazo.

Em postagem na rede social, o deputado estadual Miguel Rossetto (PT) afirmou, depois de ua reunião com integrantes do movimento, que o edifício está há muitos anos abandonado e espera que ele seja cedido para a moradia popular.

“A orientação do presidente Lula é clara: que todos os imóveis federais não ocupados virem moradias populares para garantirem dignidade para o nosso povo”, disse Rossetto.

“Há uma grande expectativa de transformar esse grande prédio abandonado no centro da cidade em um espaço de vida para moradia popular, para garantir dignidade para as pessoas que não têm casa”, complementou.

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. Honorio Kyoshi Tarumoto
    Honorio Kyoshi Tarumoto

    Essas pessoas pensam que patrimônio público vai é de ninguém… Na verdade, ele é de todos, e não é justo que eles tinham posse do que é de todos. Cada indivíduo veio aí mundo para contribuir para melhoria da sociedade. Porque eles acham que eles só para usufruir do que ou outros contribuíram? O direito existe, mas antes existe o dever. E os dois dois devem ser proporcionais (não iguais) a cada indivíduo, pois cada um é diferente do outro. A cigarra e a formiga tem comportamentos diferentes, e por isso também tem vidas diferentes… Ou alguém discorda?

  2. Lourival Nascimento
    Lourival Nascimento

    É bom que aposentados e pensionistas do INSS saibam que se o Boulos ganhar a Eleição em São Paulo, o quadro vai ficar MUITO PIOR.

  3. David S
    David S

    Onde acharemos compreensão, para entender uma corja desta!?…..

  4. julio bento da silva bento
    julio bento da silva bento

    Que primor de foto, verdadeira quadrilha de vagabundos! De fazer inveja o quê há de pior no submundo do crime!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade