publicidade
Brasil

Ministério Público quer 'desevangelizar' fundação ligada à Canção Nova

Hoje, a associação é administrada por padres

A Canção Nova é uma comunidade católica fundada em 1978 por Monsenhor Jonas Abib | Foto: Reprodução/Canção Nova
A Canção Nova é uma comunidade católica fundada em 1978 por Monsenhor Jonas Abib | Foto: Reprodução/Canção Nova

A Fundação João Paulo II (FJPII), associação vinculada à comunidade católica Canção Nova, foi alvo de uma ação no Ministério Público de São Paulo (MPSP). O presidente do instituto, padre Wagner Ferreira, veio a público nesta sexta-feira, 24, para expor o caso.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

No vídeo, o sacerdote recorda que a Fundação João Paulo II, criada pelo monsenhor Jonas Abib, é essencialmente confessional e que tanto a Comunidade Canção Nova quanto a Fundação João Paulo II fazem parte de uma mesma obra.

“Era entendimento comum da Canção Nova de que o presidente da comunidade fosse também presidente da FJPII, e assim trabalhamos durante estes anos sem qualquer dificuldade ou conflito”, enfatizou o sacerdote.

“Este movimento quer tirar a finalidade de evangelização da FJPII”, declarou Wagner. “Nós que somos filhos do padre Jonas não podemos permitir isso.”

O MPSP alega que ocorre uma “ingerência” da comunidade na fundação. Assim, a promotoria requer que os novos dirigentes da FJPII sejam leigos — ou seja, fiéis que não são sacerdotes, freiras ou consagrados — sem qualquer relação com a Canção Nova.

No entanto, Wagner afirma que existe uma parceria entre as entidades e recordou que era vontade do padre Jonas Abib que a FJPII fosse parte da Comunidade Canção Nova. O presbítero ainda frisou que, na Justiça, será provado que o MP tem uma compreensão inadequada da FJPII.

Leia mais:

“Olhando a história da igreja, sabemos que muitas obras passam tribulações quando o fundador vem a falecer, é um desafio que estamos vivendo”, expõe. Por fim, ele pede orações de todos para a resolução desta questão judicial.

Fundação João Paulo II é ligada à Canção Nova

Fundada em 1982, a Fundação João Paulo II é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos que mantém uma rede de comunicação e projetos sociais por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas.

A fundação trabalha a favor da promoção dos valores sociais e cristãos por meio da rádio, televisão e internet, com o objetivo de oferecer uma programação educativa, jornalística, de entretenimento e, especialmente, de religião.

Canção nova
A Canção Nova é focada na evangelização por meio de meios de comunicação | Foto: Reprodução/Twitter/X

A associação também é responsável por projetos sociais, nos quais são atendidos crianças, adolescentes, adultos e idosos nas áreas de educação, saúde e assistência social. Ao todo, foram impactadas cerca de 5,5 mil pessoas em 2023.

Leia também: “Fé sem fronteiras”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 239 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

8 comentários
  1. Anísio Silva Horta
    Anísio Silva Horta

    ESSES AMIGOS DO LULADRAO NAO TÊM LIMITES. ESCÓRIA !!

  2. Sandra Vilela
    Sandra Vilela

    O MPSP é recheado de esquerdistas. Adivinhem qual o objetivo em se intrometer em algo que está dando certo?

  3. Marcos Antônio de Carvalho
    Marcos Antônio de Carvalho

    O Ministério público não tem mesmo o que fazer. Tanto roubo, tantos crimes, tanto tráfico de drogas e esses imbecis vão se preocupar com as coisas que funcionam!!!! Olha o eole aí. Gente!!!!

    1. Ronaldo mesquita vieira
      Ronaldo mesquita vieira

      Daqui uns dias vão querer interferir ate na marca de papel higienico que voce usa.VERGONHA esse judiciário.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.