O interior paulista tem grandes chances de abrigar ainda nesta década o maior prédio do mundo. Ainda não está confirmado o local exato do empreendimento, tampouco quando as obras vão começar. No entanto, tudo indica que o arranha-céu será em Sorocaba, uma das cidades mais desenvolvidas do Estado e a 104 km de distância da capital.
O projeto do edifício prevê uma estrutura com 170 pavimentos, resultando em uma altura total de mil metros. Com isso, o novo edifício superaria um outro empreendimento brasileiro candidato a recordista no país. Trata-se do Senna Tower, em construção em Balneário Camboriú (SC). Anunciada em setembro de 2024, o prédio residencial terá 500 metros de altura, e um custo de aproximadamente R$ 3 bilhões.
Maior prédio do mundo
O edifício em Sorocaba superaria o atual maior do mundo, o Burj Khalifa, que tem 828 metros de altura e fica na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no Golfo Pérsico. Estima-se que a obra brasileira leve, no mínimo, quatro anos para ser construída. Desse modo, o empreendimento deve criar ao menos 5 mil novas vagas de emprego.
Em razão da altura, o projeto do novo edifício ainda precisa passar principalmente por diversas avaliações, inclusive do Plano Diretor de Sorocaba. Da mesma forma, a iniciativa vai exigir diversos estudos quanto à isenção de outorgas e taxas para atrair investimentos.
Apesar de a indústria imobiliária brasileira sinalizar claramente sua intenção de ganhar relevância em nível mundial, a concorrência externa não para. Acredita-se que no período em que Sorocaba estiver desenvolvendo o prédio de 1 km de altura, um outro edifício, de mesmo porte, esteja pronto na Arábia Saudita.
Com mais de 40% de suas obras, o imóvel, chamado de Torre de Gidá, também deve atingir 1 km de altura, superando, assim, o atual recordista de Dubai. Confira abaixo o ranking dos 10 prédios mais altos do mundo na atualidade:
- 1 – Burj Khalifa (Dubai, Emirados Árabes): 828 metros
- 2 – Merdeka 118 (Kuala Lumpur, Malásia): 679 metros
- 3 – Shanghai Tower (Xangai, China): 632 metros
- 4 – Makkah Clock Tower (Meca, Arábia Saudita): 601 metros
- 5 – Ping An Finance Center (Shenzhen, China): 599 metros
- 6 – Lotte World Tower – Seul, Coreia do Sul: 555 metros
- 7 – One World Trade Center (Nova York, EUA): 541 metros
- 8 – Guangzhou CTF (Guangzhou, China): 530 metros
- 9 – Tianjin Centre (Tianjin, China): 530 metros (menos andares)
- 10 – Citic Tower (Pequim, China): 527 metros
+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste
Gente ignorante no fórum abaixo…Primeiro acham que o setor público é que vai construir…é óbvio que é PRIVADO..
depois desancam a tentar impor seus gostos pessoais…coisa de gente tirãnica, pois nem ao menos MORAM na região… Leitores de revista conservadora mas com viés socialista impositivo…NOJO!
Ah, vá!
Não vi nada de tirânico! Que viagem!
Simplesmente disseram q não gostam desse estilo! Tampouco eu gosto! Acho um horror!
🧐🧐🧐🧐🧐 você assistiu “Inferno na Torre”?
Não consigo entender!
Para quê?
Os arranha-céus são um horror! Não vejo menor sentido cidades se verticalizarem! Já não bastam São Paulo, Rio horríveis! Sem horizonte! Janela com janela?
Há aeroporto em Sorocaba! Essa altura é compatível?
Concordo com todos os demais leitores: um horror! Brega! Como se isso representasse desenvoLvimento! Não é! Baixa corrupção (e punida), prosperidade, renda, saúde, baixa criminalidade, ensino de qualidade, entre outros, são o q representam o desenvolvimento sustentável!
Mas se a terra der uma balançadinha, é um tombo!
Parece toque, tique nervoso.
Se for verdade, vai virar “mico”. Esse tipo de construção é inviável no interior de São Paulo.
Boa tarde. 1.000 metros dividido por 170 pavimentos daria quase 6 metros cada pavimento. A média por andar é de apenas 3 metros, alguma coisa de errado não está certo. Boa tarde a todos sa revista oente.
POIS É!!! O pessoal é muito ignorante…acreditam em tudo SEM verificar os números, PRAZOS IRREAIS e o sentido…por exemplo SOROCABA?!!? Tem o conceito de SkayLine nessa região??!! Eu sei que os paulistanos LEGITIMOS fugiram de SAMPA há decadas e se refugiaram nessa região…
SE TIVER VISTA BONITA…SERÁ UM SUCESSO
Matéria incompleta … nem menciona quem está à frente do projeto. Se é um projeto público ou privado.
espero que não seja construído… Parece ser uma grande tolice.
Qual a finalidade do empreendimento?
Pensa na manutenção de um “ bicho” deste?
Mão-de/-obra da onde pra executar esta obra?
Nossas normas não atendem uma edificação deste porte
Será uma super favela horizontal?
Coisa de país subdesenvolvidos ! Qual a finalidade, já ocupamos a mauor corrupção do mundo, maior assalto aos cofres públicos, etc..
Finalidade é atrair turismo, investimentos e emprego.
Freud explica essa obsessão cafona, dessa gente por prédios gigantes. Kkkkkkkkk
cara!! dE BOA!! Respeite a vontade dos outros ooh ditadorzinho…