publicidade
Brasil

Lei Maria da Penha vale para 'mulheres trans', decide STJ

Relator destacou 'cultura patriarcal e misógina' no Brasil

trans
STJ: O Judiciário sofre um dos piores ataques da história I Foto: Divulgação/STJ

A Lei Maria da Penha passa a valer para casos de violência doméstica e familiar envolvendo “mulheres trans”. É o que decidiram os ministros da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na terça-feira 5.

Por unanimidade, o colegiado acompanhou o voto do relator, ministro Rogerio Schietti Cruz. O magistrado destacou a “transfobia” por trás da discussão que chegou à Corte. Segundo o juiz do STF, o Brasil é um país com recordes “vergonhosos” no trato com pessoas trans.

Receba nossas atualizações

Cruz destacou que a “cultura patriarcal e misógina” se reflete nos índices de assassinatos de transexuais e travestis. Citando que 140 pessoas trans foram mortas em 2021, o ministro ressaltou: “É um dado preocupante, porque reflete talvez um comportamento predominante nessa cultura”.

Saiba mais sobre a decisão sobre trans

O STJ se debruçou ontem sobre um recurso do Ministério Público de São Paulo contra acórdão do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP), que negou medidas protetivas a uma mulher trans que alegou ter sido agredida pelo pai.

O argumento da Corte era o que a Lei Maria da Penha só poderia ser aplicada para pessoas do sexo feminino, desconsiderando o conceito de identidade de gênero.

A tese, no entanto, foi negada pelos ministros do STJ, que acompanharam integralmente o parecer do Ministério Público Federal sobre o caso, no sentido de que os mecanismos de proteção previstos na Lei Maria da Penha se referem à identidade de gênero.

Leia também: “A criminalização do amor”, artigo publicado na Edição 97 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

18 comentários
  1. Marcelo Domingues Leite
    Marcelo Domingues Leite

    Continha rápida: Em 2021 foram assassinadas 41 mil pessoas no Brasil (diga-se de passagem, menor número desde 2007 – não que isso seja uma coisa boa de se falar). 140 em 41000 equivale a 0,34%! Será que é resultado da ” cultura patriarcal e misógina” ou mais uma narrativa que se constrói?

  2. Alberto dos Santos Rodriguez
    Alberto dos Santos Rodriguez

    O PT conseguiu rebaixar até o STJ.

    Imagina aqueles magistrados super competentes tendo que ler esses processos inúteis e ainda ter que dar um parecer jurídico…..tem que se rebaixar muito.

    Próxima pauta:

    a briga da Maricota com a Candinha pela posse de fiscal do bairro…..kkkkk

  3. Renata Thomaz
    Renata Thomaz

    Era só o que faltava…. Juiz legislando. Com o atual congresso, vai ficar como está.

  4. Daniel BG
    Daniel BG

    No nível de desenvolvimento de uma sociedade também é considerada a capacidade desta em discernir entre réu e vítima.

  5. França
    França

    Se o Brasil fosse um país sério, se houvesse justiça, bastava uma lei para todos, porém em um país onde rasgam a constituição todos os dias, onde o poste mija no cachorro, tem que haver essa miscelânea jurídica, e o mais interessante é que, a justiça nunca é feita, ou seja, se o trans levar um pau, ele vai adorar…rsrs

  6. Wagner M B Possani
    Wagner M B Possani

    Pra que legislativo se o judiciário faz as leis na base de interpretação.

  7. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    É por essa e por muitas outras que eu sou Z
    Sou 100% Russia!
    O Ocidente modo de pensar NÃO ME REPRESENTA MAIS!

    1. Marcelo DANTON Silva
      Marcelo DANTON Silva

      QUER DIZER QUE EU NÃO POSSO REAGIR CASO VIER um TRAVECÃO LEVAR UMA COMIGO?!?
      Já não bastava NÃO PODER REAGIR CASO UM “MENOR DE IDADE” venha LEVAR UMA COM Você nas ruas e praças?!?!?
      Z
      Z
      Z

      1. Marco Dias
        Marco Dias

        Um homem que diz se ver como mulher. Basta isso. Imagina se um Schwarzenegger vir, te dar um soco e você revidar. Ele pode usar a Maria da penha contra você… por que vivemos em uma cultura… como é mesmo… deixe eu copiar o texto do feministo boçal: “cultura patriarcal e misógina”…

        Sabe… as vezes sinto vontade de me isolar no meio do nada. Do nada mesmo, fazer uns cursos de sobrevivência em selva e me meter dentro de uma e ser feliz vivendo só. Pois esse mundo está perdido e cada vez mais vejo que não tem salvação.

  8. Ricardo G. Filho
    Ricardo G. Filho

    Ou seja: a tal lei Maria da Penha vale para HOMENS também.

  9. Gui
    Gui

    Minha única esperança é um bola de fogo cair nesse planeta terra e acabar logo com tudo!

  10. Eduardo Estevão
    Eduardo Estevão

    Essa nossa INjustiça brasileira, é uma VERGONHA!!!

    1. Lucas Pacheco
      Lucas Pacheco

      Então se uma mulher trans (que na verdade é homem) bater no marido homem trans (que na verdade é mulher) não vai ser agressão contra mulher? Haha…

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade