publicidade
Brasil

Justiça proíbe despejo e corte de energia da Americanas

Juiz considerou que sem estabelecimentos e sem serviços essenciais, não há como fazer a recuperação judicial da varejista

Lemann Americanas
| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O juiz Luiz Alberto Carvalho Alves, da 4ª Vara Empresarial da Capital do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, concedeu na quarta-feira 1º uma decisão que impede concessionárias, principalmente a Enel e Light, de cortar o serviço de fornecimento de energia elétrica em qualquer estabelecimento da Americanas.

Na tutela de urgência incidental, o magistrado, responsável pelo processo de recuperação judicial da Americanas, fixou multa diária de R$ 100 mil em caso de suspensão do fornecimento do serviço essencial por falta de pagamento. Na mesma decisão, Alves também determinou que os locadores dos imóveis para a Americanas se abstenham de emitir ordem de despejo em razão de dívidas locatícias anteriores ao pedido de recuperação judicial.

Receba nossas atualizações

“Sem seus estabelecimentos comerciais, ou mesmo sem a prestação dos serviços essenciais, simplesmente não haverá como assegurar o soerguimento do grupo econômico, inviabilizando a recuperação judicial, com o prejuízo de todos os seus credores, sendo necessário mencionar que as vendas através de e-commerce, apesar de bastante difundidas, não substituem as atividades desenvolvidas em diversas lojas físicas existentes em todo o país, acessíveis a todos os consumidores, que inclusive não utilizam o serviço prestado pela empresa virtualmente”, escreveu o juiz.

A Americanas entrou em recuperação judicial depois de constatar um rombo contábil de R$ 20 bilhões, anunciado em 11 de janeiro.

O escritório de advocacia Zveiter, que é o administrador judicial da Americanas, informou a 4ª Vara Empresarial do TJRJ, que em uma primeira análise da relação de credores consolidada, com propósito inicial de envio das cartas aos credores, verificou que a dívida da varejista chega a R$ 47,9 bilhões. O valor é R$ 6,6 bilhões acima do que foi informado pela companhia anteriormente, de R$ 41,2 bilhões.

Relacionadas

Leia mais sobre:

7 comentários
  1. Antônio Debortoli
    Antônio Debortoli

    Fica devendo uma conta de luz, de água, de telefone, pra ver o que acontece. Não paga o aluguel da tua loxinha, ta na rua no mês seguinte. Brasil, Brasil, tu não é para amadores, mesmo.

  2. João Mário Antunes Pereira
    João Mário Antunes Pereira

    O miserável, o assalariado, o autônomo, o desempregado têm sua energia cortada por qualquer dívida de 100 reais.
    Será que o perdão é porque o Paulo Lemann é padrinho político da esquerdita Tabata do amaral?
    Há poucos anos o Itaú foi perdoado em 25.000.000.000 (25 bi)

  3. Fabio Edgar Rodrigues Caleiros
    Fabio Edgar Rodrigues Caleiros

    A recuperação judicial eh um estelionato institucionalizado, normalmente as empresas que usam esse recurso o fazem de maneira estrategicamente muito bem pensada, para não pagarem ou alinharem ao máximo o pagamento impostos, funcionários e fornecedores, até pedirem falência definitiva, visto que os casos de sucesso da recuperações judiciais são pífios. Imaginem, vc tem um estabelecimento alugado pra Américas, não recebe aluguel, pode ficar 2 anos sem receber e não poder cobrar e tá tudo certo ?! O mesmo pra fornecedores…. eh um roubo institucionalizado!!!! Está muito bem claro o porque o leman e seu grupinho apoiaram lula, sabem que vão mamar nas tetas do estado nisso, são os amigos do rei… vagabundos, canalhas, malditos!!!! Deus Salve o Brasil dessa Corja!!!

  4. Uncle Sam
    Uncle Sam

    mas os caras não estão pagando nem as contas de água e luz???

  5. Bartolomeu de Senna
    Bartolomeu de Senna

    Tem que deixar a “Americanas” ir a falência de forma natural, quanto mais o Estado interfere nesse processo pior fica, o que não pode é jogar essa bomba no colo os contribuintes.

  6. Louis
    Louis

    Americanas não tem salvação, quanto mais tentarem mais aumenta o rombo.
    O que ninguém fala é, onde estão os diretores responsáveis por todos estes anos de falcatruas? Não vão prender ninguém?
    Causar um rombo de mais de 40 bi não acontece nada, agora se criticar o STF vai preso…

  7. Lullius Imperator Mundi Bananius
    Lullius Imperator Mundi Bananius

    Será dado um jeito de jogar todo esse rombo, mesmo privado, nas costas do contribuinte.

    Já começou com a permissão do não-pagamento de energia.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade