O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo para chuvas intensas em diferentes regiões do país neste sábado, 14. Os avisos valem da 0h às 23h59 e indicam risco de tempestades, com ventos fortes, alagamentos e queda de energia.
Segundo o órgão, os acumulados podem chegar a 30 a 60 mm por hora ou até 100 mm por dia, com rajadas de vento entre 60 e 100 km/h.
Receba nossas atualizações
No Norte do país, o alerta atinge parte do Amazonas, principalmente nas partes do sudoeste e do norte amazonense, incluindo municípios como Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Carauari, Jutaí e Fonte Boa.
Outro aviso cobre uma área ainda maior que envolve Amapá, Pará e Maranhão, além de partes do Amazonas. Entre as regiões citadas estão Marajó, Baixo Amazonas, Metropolitana de Belém, norte e oeste do Maranhão e norte do Amapá.
Centro-Oeste e Sudeste também entram no mapa de risco de chuvas intensas
Um terceiro alerta abrange uma faixa que vai do Centro-Oeste ao Sudeste, passando por Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal, Tocantins, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
A área inclui regiões como Triângulo Mineiro, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Metropolitana de Belo Horizonte, norte e noroeste fluminense e sul de Minas.
Orientações do Inmet
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores e não estacione veículos perto de torres de transmissão nem placas de propaganda.
Se possível, recomenda-se também desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante as tempestades.
Em caso de emergência, a orientação é procurar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste









































Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.