publicidade
Brasil

Inmet alerta para chuva intensa no Sul do país e em São Paulo

Instituto Nacional de Meteorologia tem previsão de precipitação forte também para áreas do Centro-Oeste, Norte e Nordeste; confira

Pessoas enfrentam fila durante chuva, na região central da capital paulista
Pessoas enfrentam fila durante chuva, na região central da capital paulista | Foto: Werther Santana/ Estadão Conteúdo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira, 12, dois alertas para acumulados de chuva que abrangem o extremo sul do Rio Grande do Sul; parte de Santa Catarina e do Paraná; e o litoral sul de São Paulo.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

Essas regiões estão sob avisos laranja, de perigo, válidos até a manhã desta quinta-feira, 13. A previsão indica volumes de chuva de até 100 mm em 24 horas.

Em cidades com tais áreas de risco, há possibilidade de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios.

Outras áreas do Brasil sob risco de chuva intensa

Outro alerta laranja do Inmet, para região mais ao norte do país
Outro alerta laranja do Inmet, para região mais ao norte do país | Foto: Reprodução/Inmet

Chuvas intensas também devem persistir na faixa norte do país, em razão da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Ela resulta em acumulados expressivos no Amapá, no norte e no nordeste do Pará e no Maranhão.

Leia também: “Lula deixa a safra sem plano”, reportagem de Artur Piva publicada na Edição 259 da Revista Oeste

Além disso, fortes chuvas devem atingir Rondônia, Roraima, Amazonas, Acre e áreas de Mato Grosso. Elas recebem o impulso do calor e da alta umidade. Algumas dessas regiões também estão sob aviso laranja, de perigo, válido até esta quinta-feira, 13.

No restante do país, há previsão de chuvas com menor severidade, conforme o aviso amarelo, perigo potencial, emitido pelo Inmet e vigente até amanhã.

Mapa completo do Brasil mostra áreas com possibilidade de chuva, segundo o Inmet
Mapa completo do Brasil mostra áreas com possibilidade de chuva, segundo o Inmet | Foto: Reprodução/Inmet

Estados como Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Tocantins, Goiás e Ceará podem registrar chuvas entre 30 mm e 50 mm, além de ventos fortes de até 60 km/h.

Leia mais: “O petróleo é coisa nossa”, reportagem de Artur Piva publicada na Edição 257 da Revista Oeste

O Inmet é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária e representa o Brasil na Organização Meteorológica Mundial desde 1950.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade