publicidade
Brasil

Incêndios florestais: Amazônia tem pior 1º semestre em 20 anos

De janeiro a junho deste ano, o bioma registrou 13,4 mil focos de calor

Em relação ao mesmo período do ano passado, 2024 registra alta de 76% no número de incêndios na Amazônia | Foto: Reprodução/Flickr
Em relação ao mesmo período do ano passado, 2024 registra alta de 76% no número de incêndios na Amazônia | Foto: Reprodução/Flickr

Em reportagem publicada na Edição 224 da Revista Oeste, Anderson Scardoelli informa que incêndios florestais voltaram a crescer na Amazônia — em em outros biomas que cobrem o território nacional.

Leia um trecho da reportagem que aborda o aumento das queimadas na Amazônia

“Outros recordes de incêndios florestais aconteceram com Lula à frente do Executivo federal. A Amazônia, por exemplo, nunca queimou tanto num primeiro semestre como no período de janeiro a junho de 2004, com 17,3 mil registros. Um ano antes, havia sido a vez da Mata Atlântica. Pela primeira vez desde o início da série histórica, que agrupa estatísticas desde junho de 1998, o bioma superou 8 mil focos de calor na soma dos seis primeiros meses de um ano.” 

Receba nossas atualizações

Infográfico que acompanha a reportagem mostra que, no primeiro semestre deste ano, o número de focos de calor na Amazônia não bateu recorde. Porém, voltou a crescer — tanto em relação a 2023 quanto na comparação com o mesmo período das duas últimas décadas. De janeiro a junho deste ano, foram 13,4 mil focos de calor (na termologia técnica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

Revista Oeste

A Edição 224 da Revista Oeste vai além do texto “O Brasil pega fogo”, de Anderson Scardoelli. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J. R. Guzzo, Augusto Nunes, Ana Paula Henkel, Alexandre Garcia, Rodrigo Constantino, Guilherme Fiuza, Roberto Motta, Myllena Valença, Daniela Giorno, Silvio Navarro, Adalberto Piotto, Carlo Cauti, Ubiratan Jorge Iorio, Dagomir Marquezi e Theodore Dalrymple.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Claudete Alves Carniato
    Claudete Alves Carniato

    Boa noite e impressionante,as coisas que está acontecendo neste país,nem vou falar sobre Amazônia mas sim do aumento da criminalidade e como se os bandidos,ganharam carta branca.aff

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade