publicidade
Brasil

Gato Savannah chama atenção em shopping carioca

Espécie rara é a mais cara do mundo e pode custar R$ 15 mil

gato Savannah
Gato Savannah faz sucesso em shopping do Rio|Foto: Reprodução Coluna Ancelmo Gois/Jornal O Globo

Um gato Savannah, uma das espécies mais raras de felinos do mundo, encantou os frequentadores do shopping Rio Design Barra, na zona oeste do Rio de Janeiro.

O animal foi flagrado na noite do sábado 2, enquanto circulava de coleira com seu tutor no complexo comercial. A presença do gato atraiu a atenção de curiosos, que tentaram descobrir qual é a raça do felino. Mas, por causa da movimentação, o pet ficou assustado.

Receba nossas atualizações

Leia mais: “Homem contrai bactéria desconhecida ao ser mordido por gato”

Segundo o Instituto Estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro (Inea), o animal é uma espécie híbrida, mistura do cruzamento de um gato doméstico e um serval — felino de porte médio, típico das savanas africanas.

O gato Savannah é raro e, por isso, é considerado a raça mais cara do mundo. Quem se interessar em ter um pet desta espécie terá de desembolsar, no mínimo, R$ 15 mil.

Como é o gato Savannah?

Os felinos da raça Savannah têm aparência semelhante à de um gato selvagem, como seu tamanho, que pode atingir 60 cm de altura, pesando até 25 kg. Porém, o comportamento e o temperamento são bem semelhantes ao de um gato doméstico. 

O animal é considerado um “híbrido exótico” por não ser nativo da fauna brasileira. Mas a espécie é uma raça reconhecida, como os Persas e Maine Coons, por exemplo. No país, o único gatil que cria a raça Savannah fica em São Paulo.

Leia também: “Cientistas flagram imagem rara de gato selvagem preto”

De acordo com o site do petshop Petlov, o Savannah é um animal inteligente, bom companheiro, dócil e lida muito bem com crianças. Para criar um gato desta raça, é necessário ter um acompanhamento de um veterinário especialista em espécie exóticas.

Ainda conforme o site, em muitos aspectos, o Savannah tem comportamento semelhante ao de um cachorro, por possuir energia, porte físico resistente e interesse em atividades que requer interação — diferentemente de alguns gatos comuns, que passam boa parte do tempo dormindo.

A raça é bastante exigente na hora de escolher um parceiro para cruzar, o que agrava ainda mais sua raridade.

Leia mais: “Maior gato do mundo chama atenção dos internautas”

5 comentários
  1. Denise Machado
    Denise Machado

    Eu pensei que não encontraria textos com narrativas idiotas como “tutor”, em vez de “dono” de gato, na Oeste. Assinei há 15 min. E já estou me arrependendo! 🤔

  2. Raquel
    Raquel

    Eu teria um casal, se tivesse essa grana sobrando. Ao contrário da maioria, que valoriza adoção dos srd, com certa razão, creio que animais de raça desaparecem logo se não forem estimulados a procriar. A beleza desses animais é patrimônio da humanidade.. Entretanto, é preciso leis rígidas pra criação e venda. Bicho não é brinquedo.

  3. Veronica
    Veronica

    Nunca daria 15 mil para ter um gato exótico, com tantos animais abandonados precisando de um lar. Adote!

  4. ANTONIO VICENTE DE LIMA
    ANTONIO VICENTE DE LIMA

    Isso aí é uma Jaguatirica… Então fica veiaco!!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade