publicidade
Brasil

Frente fria mantém temperaturas baixas no Estado de SP

A capital paulista enfrenta uma semana gelada, com mínimas de até 6°C

Frente fria atinge Caxias do Sul (RS)
Frente fria deixa a umidade relativa do ar baixa | Foto: Antonio Machado/Fotoarena/Estadão Conteúdo

A passagem de uma nova frente fria sobre o Brasil vai intensificar a massa de ar frio. O fenômeno mantém as temperaturas baixas em todo o Estado de São Paulo no início desta semana.

Nesta segunda-feira, 12, o litoral paulista enfrentou mar agitado e risco de ressaca, com rajadas de vento de 40 a 50 km/h. Os ventos podem atingir 70 km/h no extremo sul e litoral sul paulista, conforme a empresa Climatempo.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

As noites e madrugadas continuarão frias em todas as regiões. No interior, as mínimas variam de 7°C a 10°C; no litoral, 14°C; e, na capital, 8°C. Há possibilidade de recorde de frio nesta terça-feira, 13, e, na quarta-feira 14, com mínimas previstas de 6°C para a capital.

As temperaturas máximas começarão a subir gradualmente ao longo da semana. No interior, os termômetros podem chegar a 24°C, em São Carlos; em São José do Rio Preto, a 25°C; e, em Santos, no litoral e na capital, a 19°C. Não há previsão de chuva no centro-norte e parte do oeste paulista, e a umidade do ar voltará a níveis de atenção. Até a sexta-feira 16 as tardes ficarão mais quentes no Estado.

Nos próximos dias, regiões próximas a Minas Gerais poderão ter umidade relativa do ar abaixo de 20%. Na Grande São Paulo e em Campinas, a umidade ficará abaixo de 30%. Não há previsão de chuva durante a semana.

A Organização Mundial da Saúde destaca que índices de umidade inferiores a 60% são inadequados para a saúde humana, pois, além de ressecar as vias aéreas, a poluição agrava doenças respiratórias.

Frente fria atinge a Serra da Mantiqueira

Campos do Jordão deve ter mínima de 2ºC | Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos do Jordão

Em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, as mínimas variam de 2°C a 12°C e as máximas de 13°C a 22°C até sexta-feira, segundo a Climatempo. Há previsão de geada ao amanhecer na terça-feira e na quarta-feira.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas prevê um novo recorde de frio na cidade de São Paulo desta segunda-feira até esta terça-feira. Na madrugada desta terça-feira, a mínima prevista é de 6°C, com máxima de 16°C. A umidade do ar deve ficar entre 45% e 60%, respectivamente.

Apesar do afastamento da frente fria, a massa de ar frio e seco de origem polar manterá o tempo estável e sem chuvas nos próximos dias. O frio persistirá até sexta-feira, quando as temperaturas começarão a subir gradualmente.

Leia também:

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.