publicidade
Brasil

Em depoimento, Clezão contou ter desmaios

Preso na Papuda por causa dos protestos de 8 de janeiro, Cleriston Pereira da Cunha morreu no início desta semana

clezão 8 janeiro
O mug shot de Clariston da Cunha, na Papuda, depois de ser detido no 8 de janeiro | Foto: Reprodução

Em seu último depoimento às autoridades, o homem preso por causa das manifestações do 8 de janeiro que morreu na Complexo Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal, alertou sobre seus problemas de saúde. Em 31 de julho, Cleriston Pereira da Cunha, o Clezão, contou que tinha vasculite aguda, que o fazia desmaiar e ter falta de ar no presídio.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal abriu investigação sobre a morte de Cleriston, de 45 anos, que sofreu um mal súbito durante banho de sol. Parlamentares da oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva enviaram ontem ofício ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para questionar a permanência das pessoas presas de forma preventiva na Papuda.

Enquanto estava detido, Clezão era acompanhado por uma equipe multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde da penitenciária. Em fevereiro, seu advogado, Bruno Azevedo de Souza, chegou a dizer que a prisão seria uma “sentença de morte” e pediu para que a Justiça concedesse a ele liberdade provisória, o que foi negado naquele momento. A Procuradoria-Geral da República (PGR) deu em setembro parecer favorável à liberdade provisória.

No depoimento, Clezão contou que começou a passar mal depois que foi detido pelos policiais no Congresso Nacional em 8 de janeiro. Segundo seu relato, sofreu um desmaio e acabou urinando nas roupas. Ele contou que chegou a ser encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Distrito Federal e só recebeu os seus remédios para vasculite na manhã do dia seguinte, pelas mãos da mulher.

Clezão e mais sete

Clezão
A nota ainda diz que foi constatado a ‘a não preservação de seus direitos fundamentais pelo sistema judicial que preza pelo princípio da máxima eficácia da tutela jurisdicional’ | Foto: Reprodução/Twitter X/@karinamichelin

O ofício desta terça-feira, 21, foi assinado por 66 parlamentares — 58 deputados federais e oito senadores. Segundo os congressistas, sete pessoas estão presas preventivamente com pareceres da PGR pela concessão de liberdade provisória.

“Questionamos vossa excelência acerca da manutenção das prisões preventivas dos réus citados, uma vez que a própria autoridade titular da ação penal, a qual representa o interesse do Estado na punição e repressão, já se manifestou pela liberdade provisória dos presos”, diz o ofício. O Supremo foi procurado, mas não se manifestou até as 20h30 de ontem.

O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) disse que Cleriston perdeu a vida por causa da “inércia do Judiciário” e afirmou que a demora do Supremo em conceder a liberdade ao preso pode configurar um crime de responsabilidade. “Nós, parlamentares federais, deputados e senadores, estamos pedindo com urgência que o ministro [Alexandre de Moraes] tome alguma atitude”, afirmou o parlamentar do novo.

O irmão de Cleriston, Cristiano Pereira da Cunha, vereador pelo PSD no município baiano de Feira da Mata, disse que a família está “indignada” com a morte do irmão. Ele considerou que o STF agiu com um “descaso” ao não o beneficiar com a saída da Papuda apesar do parecer da PGR.

Revista Oeste, com informações da Agência Estado e do jornal O Estado de S. Paulo

Leia mais sobre:

8 comentários
  1. ELIAS
    ELIAS

    O país vive um regime de exceção com supressão das liberdades individuais e abolição do estado de direito. O STF ignora as normas processuais e a própria CF. O que aconteceu na Papuda foi um assassinato pelo estado com a omissão cúmplice do Congresso Nacional.

  2. PCC
    PCC

    Daqui a pouco ninguém nais vai falar desse assassinato que todos conhecem a autoria. Fica somente a dor para uma família, o descaso e a cumplicidade de boa parte d imprensa brasileira.

  3. Barbara Heliodora Floriano Barbosa Serrano Cotes
    Barbara Heliodora Floriano Barbosa Serrano Cotes

    Quantos mais terão que MORRER para que esse ditador de toga seja destituído e levado aos bancos dos REUS?????? Triste a sina do povo brasileiro que esta pagando caro por um sistema que não o protege!

    1. Oldair Dorigon Bianco
      Oldair Dorigon Bianco

      Espremer o verme careca que ele confessa o crime.

  4. Luis Eduardo Pinheiro Lima
    Luis Eduardo Pinheiro Lima

    Vamos completar um ano nesta fervura “em agua morna”, que este sistema implantado pelo STF nos colocou até sermos completamente doutrinados por esta “Ditadura de Toga”. Será que ainda dá tempo de sairmos deste domínio governado por um fantoche como este ladrão bêbado ?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade