publicidade
Brasil

Dois aviões atolam no Aeroporto de Fernando de Noronha em uma semana

A concessionária responsável pelo terminal tem atribuído o problema à falta de conclusão das obras de requalificação

avião gol azul fernando de noronha atolado
O primeiro incidente envolvendo uma aeronave da Azul ocorreu no dia 22 de junho, e o segundo envolveu um avião da Gol, no domingo 29 | Foto: reprodução redes sociais

Dois aviões atolaram no pátio do Aeroporto de Fernando de Noronha no período de uma semana. O primeiro incidente, que envolveu uma aeronave da Azul, ocorreu no dia 22 de junho. O segundo foi com um avião da Gol, no domingo 29.

A aeronave da Gol ficou presa depois de o asfalto ceder durante uma manobra. O voo seguia para Guarulhos, em São Paulo, com mais de cem passageiros. Os ocupantes precisaram desembarcar enquanto o avião era desatolado.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Funcionários da Dix Aeroportos, concessionária responsável pelo terminal, removeram o asfalto para liberar o avião. Em seguida, a aeronave retomou a viagem.

Segundo informou a Gol, o asfalto do aeroporto “afundou durante o taxiamento da aeronave que realizaria o voo G3 1776 (Fernando de Noronha–Guarulhos)”.

No dia 22 de junho, um jato da Azul atolou ao manobrar em outro trecho do pátio. De acordo com a Azul, o voo AD4719 (Fernando de Noronha–Recife) ficou com a roda do trem de pouso traseiro atolada no asfalto durante o pushback, um procedimento anterior à decolagem.

A Dix Aeroportos tem atribuído o problema à falta de conclusão das obras de requalificação de trechos do aeroporto.

Dano na pista passará por restauro emergencial

De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi-PE), o incidente com o avião da Gol ocorreu em uma das posições de estacionamento e não afetou as operações do terminal.

Segundo informou a Semobi-PE ao portal G1, a área danificada passará por restauração emergencial nesta segunda-feira, 30.

Leia também: “Navio afunda em direção a Fernando de Noronha, e moradores saqueiam carga”

A retomada das obras de requalificação da pista está prevista para o dia 15 de julho, quando termina o período de chuvas no arquipélago. As obras serão executadas com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), material de alta durabilidade e resistência.

Anac acompanha ocorrências no Aeroporto de Fernando de Noronha

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse que tomou conhecimento do incidente com o voo da Gol e está acompanhando o caso.

“As informações estão sendo apuradas, e eventuais esclarecimentos adicionais devem ser obtidos junto ao administrador aeroportuário responsável”, disse a Anac em nota.

Leia mais

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.