publicidade
Brasil

Desembargador que desacatou guardas é condenado à pena máxima

Magistrado do TJSP se recusava a usar máscara e teve como punição a aposentadoria compulsória

gilmar ajuda desembargador
Desembargador, Eduardo Siqueira humilhou um guarda, em Santos, no litoral paulista | Foto: REPRODUÇÃO/INTERNET

O desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), foi condenado à aposentadoria compulsória, pena máxima para magistrados que praticam algum crime ou ato em desacordo com a função. A decisão foi tomada na terça-feira 22, pela maioria dos integrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao votar o relatório final do processo administrativo disciplinar.

Em 2020, durante a pandemia, Siqueira estava sem máscara, quando foi abordado por guardas municipais de Santos, no litoral paulista. O desembargador manteve a postura e se recusou a usar a máscara. De acordo com a assessoria de imprensa do CNJ, conta do processo administrativo, que o magistrado demonstrou “total menosprezo pelo trabalho dos guardas municipais” e ofendeu um dos agentes, chamando-o de “analfabeto” e “guardinha”.

Receba nossas atualizações

Na sequência, o desembargador rasgou a multa que recebeu dos guardas e telefonou para o secretário municipal de Segurança Pública. “Essa repercussão traz um abalo à credibilidade do Judiciário”, afirmou a relatora do processo disciplinar, a conselheira Jane Granzoto, segundo a assessoria de imprensa do CNJ. O relatório também considerou a conduta do magistrado uma afronta à Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) e ao Código de Ética da Magistratura.

A defesa alegou que o desembargador estava com problemas de saúde mental e que o magistrado errou, como qualquer ser humano, uma vez que estava preocupado com situações pessoais, como problemas com os filhos e uma separação.

Para os conselheiros, no entanto, independentemente de seus problemas, o magistrado não manteve conduta compatível com o cargo.

Os conselheiros julgaram procedente, por unanimidade, o mérito do processo disciplinar para condenar o magistrado. Quanto à penalidade, a maioria votou com a relatora pela pena de aposentadoria compulsória, vencidos os conselheiros Marcos Vinícius Jardim Rodrigues e Mário Goulart Maia, que votaram pela aplicação da pena de disponibilidade, e não de aposentadoria compulsória, em que continuará recebendo os vencimentos integralmente.

Relacionadas

Leia mais sobre:

23 comentários
  1. José Alexandre Jardim
    José Alexandre Jardim

    SÓ UM PAÍS SAFADO E SEM MORAL PRA CONDENAR UM JUIZ A FICAR EM CASA E GANHAR SALARIO INTEGRAL. ALÉM DISSO TERÁ QUE GASTAR O MESMO VALOR COM O SUBSTITUTO. E TUDO POR NOSSA CONTA. E NINGUÉM REAGE. PUTZ!

  2. Eduardo Luiz Pereira da Silva
    Eduardo Luiz Pereira da Silva

    Pena máxima? Foi premiado com a aposentadoria precoce totalmente remunerada.
    Brasil o país da piada pronta.
    Esse senhor deveria ter sido exonerado do cargo!!

  3. Daniel P. A. Bueno
    Daniel P. A. Bueno

    Mas nessa, o desembargador estava certo. Obrigar qualquer cidadão a usar a focinheira inepta é um absurdo sem tamanho. A ditadura chinesa obriga seu povo a tudo que é absurdo relacionado a peste chinesa e nada do que faz é eficiente. O mais incrível é ver e ouvir pessoas concordarem com a ação do Estado.

  4. LAERTE DANTE BIAZOTTI
    LAERTE DANTE BIAZOTTI

    Desembargador é condenado a não trabalhar e a receber forçosamente R$45.000,00 por mês. Foi isso que entendi?

  5. João Batista Barros
    João Batista Barros

    Este é o nosso país, que tem poder e amigos poderosos nunca são condenados de maneira adequada por seus crimes. Pena máxima aposentadoria…..

  6. Almanakut Brasil
    Almanakut Brasil

    ESSA É A “PENA MÁXIMA” DO PODER QUE NÃO EMANA DO POVO, NO PAÍS DA CARTA MAGNA ELABORADA POR CRIMINOSOS.

    QUEM ACREDITA EM DEUS NÃO PODE NEGAR O INFERNO, PORQUE ELE EXISTE PARA ESSA CORJA.

    E NA PRÓXIMA A MAIORIA DELA ESTARÁ LÁ POR TODA A ETERNIDADE.

  7. Beeckow
    Beeckow

    “Desacatou”, VÍRGULA. Os zé-ruelas analfabetos de fardinha, JAGUNÇOS DE PREFEITINHO BANDIDO, queriam OBRIGÁ-LO a usar aquela ridícula focinheira que o stablishment impôs ao rebanho de “boizinhos de político”, como se significasse proteção efetiva contra algo. O Desembargador reagiu JUSTAMENTE àquele abuso. Me admira ler este LIXO justamente aqui na Oeste.

    1. Jota Dabliu
      Jota Dabliu

      Mas o pf acabou. (pf= prato feito ou por fora) . Escolha .

  8. Agnelo A. Borghi
    Agnelo A. Borghi

    Também quero ser apenado dessa maneira. A Justiça brasileira é um escárnio. Canalhas vagabundos eternamente mamando nas tetas gordas do Erário.

  9. João José Aigusto Mendes
    João José Aigusto Mendes

    Que pena maravilhosa vai desfrutar para para o resto da vida seu salário integral corrido sempre que isso ocorrer. Coitado vai sofrer muito.

  10. Mkmenezes
    Mkmenezes

    Eitaaaa… melhor matar logo, uma pena dessa é de dar pena.
    Sqn!
    Se fosseum servidor “mortal” seria exonerado do serviço público sem direito a nada mas um desembargador faz parte fo Panteão!

  11. Marisa
    Marisa

    As atitudes do desembargador em relação às ofensas aos guardas municipais e ao tal telefonema são, de fato, lastimáveis, ainda mais considerando o elevado cargo público que ocupa. Quanto à aposentadoria compulsória como penalidade, por mais absurdo possa parecer, é o que está na lei. Agora, a credibilidade do judiciário já se esvaiu há muito tempo, diante do comportamento pessoal e das decisões dos militantes políticos que atuam no STF, também chamados de ministros. Mas é claro que conselheiros do CNJ e magistrados ficam caladinhos.

  12. Paulo
    Paulo

    Isso não é pena é prêmio, quantas pessoas querem se aposentar e aínda não conseguiram e sonham com isso, principalmente com o salário integral!

  13. Elcio Nicola
    Elcio Nicola

    “foi condenado à aposentadoria compulsória”… Era tudo que o mau caráter desejava… Tá de brincadeira !!!

  14. Wanderley Vieira Moura Ventura
    Wanderley Vieira Moura Ventura

    Condenado à aposentadoria ?? Tá de brincadeira ?? Reforma no judiciário urgente !

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.