publicidade
Brasil

Decisão da Justiça pode levar Estrela a destruir brinquedos

Fabricante brasileira sofreu revés em disputa com a Hasbro

estrela brinquedos
Foto: Divulgação/Estrela

A fábrica de brinquedos Estrela pode ter de retirar produtos das prateleiras das lojas às vésperas do Natal. Na semana passada, o desembargador Rui Cascaldi, do Tribunal de Justiça de São Paulo, manteve decisão de primeira instância que determinou não só a retirada, mas o fim da comercialização e a destruição de estoque de produtos que são sucesso de vendas, como as massinhas Super Massa. É o que informou nesta quarta-feira, 3, o jornal O Estado de S. Paulo.

Também estão na lista de mercadorias que devem deixar as prateleiras os brinquedos Dr. Trata Dentes e Genius, além dos jogos Detetive, Cara a Cara, Jogo da Vida e Combate. A Estrela terá ainda de devolver os registros de propriedade industrial de brinquedos da Hasbro e pagar royalties devidos para a empresa pelo uso, supostamente sem autorização, de propriedade intelectual desde 2007. Conforme o Estadão, a dívida da empresa brasileira com a norte-americana ultrapassa R$ 64 milhões.

Receba nossas atualizações

Impasse

A disputa judicial diz respeito a um contrato firmado em 2003. De acordo com a Hasbro, a Estrela começou a ficar inadimplente em 2007. A Estrela alega que a Hasbro rompeu o contrato e não a indenizou por ter desenvolvido o mercado para suas marcas no Brasil. A Estrela entende que, ao romper o contrato, a Hasbro perdeu o direito sobre a venda dos brinquedos no Brasil, que não foram mais produzidos com imagens idênticas.

A defesa da Hasbro, representada por Solano de Camargo, sócio da Lee, Brock, Camargo Advogados, argumentou nos autos que a Estrela explorou ilegalmente algumas marcas da Hasbro em relação a produtos licenciados para a Brinquemolde, sociedade da qual é a principal cotista. A Estrela informou que vai recorrer da decisão.

Leia também: “Round 6 e o problema do anticapitalismo”, artigo de Brendan O’Neill publicado na Edição 84 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade