publicidade
Brasil

Coração de Dom Pedro I chega ao país com operação de chefe de Estado

Órgão vai ser recebido pelo presidente Bolsonaro na rampa do Palácio do Planalto e mobiliza esquema especial de segurança

Coração Dom Peddro
Coração Dom Pedro

O coração de Dom Pedro I deve chegar ao Brasil nesta segunda-feira, 22, como parte das comemorações dos 200 anos da Independência do país. O órgão vem de Portugal transportado em uma operação especial da Força Aérea Brasileira (FAB) e vai contar com tratamento de chefe de Estado.

Nesta segunda-feira, o coração viaja em cabine de passageiros de um avião da FAB, acompanhado de três autoridades portuguesas e de um representante do governo brasileiro.

Receba nossas atualizações

Na terça-feira, 23, o órgão vai ser levado a uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL). O coração será recebido pelo chefe do Executivo na rampa principal de acesso ao prédio presidencial. Representantes da família imperial brasileira foram convidados para o evento.

Pela programação concebida pelo governo brasileiro para o 7 de Setembro, o coração de Dom Pedro I vai ficar exposto no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O órgão poderá ser visto a partir desta terça-feira, por meio de um recipiente de vidro, na Sala Santiago Dantas, que é climatizada.

A presença do coração de Dom Pedro I no país vai contar com operação de segurança com oficiais da Polícia Federal (PF) e das Forças Armadas. O Ministério das Relações Exteriores não divulgou o custo da operação.

Em 8 de setembro, o coração do imperador vai ser levado de volta para Portugal, onde geralmente fica guardado na Igreja de Nossa Senhora da Lapa, na cidade do Porto.

Relacionadas

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. RODRIGO MACIEL LESSA
    RODRIGO MACIEL LESSA

    Este 7 de Setembro precisa ser realmente grandioso. O bicentenário da nossa independência merece ser tão grandioso quanto o é o espírito continental deste país fenomenal!

  2. Claudio Haddad
    Claudio Haddad

    Concordo com o Jose Debon… isso tudo se justificaria, se o coração permanecesse definitivamente em territorio brasileiro, de preferencia no Museu Paulista ( Ipiranga)

  3. José Antonio Debon
    José Antonio Debon

    Me parece algo mórbido, desnecessário e inútil, além de envolver gastos que serão devidamente usados politicamente pelo STF e o restante da esquerda para atacar o governo.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade