publicidade
Brasil

Congresso retoma compensação por redução do ICMS

Com a decisão, os trechos que antes haviam sido rejeitados pelo presidente da República Jair Bolsonaro (PL-RJ) vão agora a promulgação do Congresso Nacional

Vetos do Bolsonaro
Vetos são analisados em sessão entre senadores e deputados | Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Na última sessão do Congresso Nacional antes do recesso parlamentar, deputados e senadores derrubaram nesta quinta-feira, 14, itens do Veto 36/2022, e retomou a compensação financeira para os estados pela redução da cobrança do ICMS sobre combustíveis. Com a decisão, os trechos que antes haviam sido rejeitados pelo presidente da República Jair Bolsonaro (PL-RJ) vão agora à promulgação do Congresso Nacional.

Segundo estados e municípios, a limitação do ICMS causaria perda de arrecadação de até R$ 83 bilhões aos cofres públicos. A proposta prevê que combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo passam a ser classificados como essenciais e indispensáveis.

Receba nossas atualizações

Os vetos são referentes ao Projeto de Lei Complementar 18/22, sobre a compensação da União aos estados pela fixação da alíquota do ICMS (tributo estadual) em patamares mínimos (17% ou 18%). Nem toda a votação, contudo, foi concluída. Os congressistas decidiram adiar a votação de outros três itens desse mesmo veto, que ficarão para outra sessão em razão de ter havido destaque da oposição para eles.

Os dispositivos adiados determinam o uso do repasse dessa compensação para manter as aplicações mínimas em saúde e educação, conforme prevê a Constituição.

ICMS era divergência

Ao virar lei, os governos estaduais não poderão cobrar o ICMS acima de 18% para esses produtos. A alíquota no Rio de Janeiro para energia, por exemplo, está acima de 30%.

Governadores não concordam com a proposta, em virtude da possível perda de arrecadação, que pode chegar a R$ 100 bilhões. Na semana passada, Rodrigo Garcia (PSDB), governador de São Paulo, fez uma contraproposta e pediu o adiamento por dois anos da dívida bilionária do Estado com a União para zerar o ICMS sobre os combustíveis.

 

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.