publicidade
Brasil

Ciclone extratropical se forma no Brasil neste fim de semana; entenda as consequências

O Rio Grande do Sul deve ser a região mais afetada

O centro do ciclone já se encontrará afastado no oceano, no sábado 12 | Foto: Divulgação/Meteored
O centro do ciclone já se encontrará afastado no oceano, no sábado 12 | Foto: Divulgação/Meteored

A formação de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul deve marcar o fim desta semana, conforme especialistas do site Meteored. Esse fenômeno deve começar a partir da quinta-feira 10, com chuvas moderadas a fortes em todas as regiões do Estado.

Na sexta-feira 11, o ciclone se deslocará para o oceano e irá se intensificar. O centro do fenômeno deverá atingir o litoral do Rio Grande do Sul durante a tarde, com chuvas volumosas e risco de tempo severo no nordeste gaúcho, no leste de Santa Catarina e no interior do Paraná e de São Paulo.

Receba nossas atualizações

O ciclone deve levar chuvas desde o nordeste gaúcho até o interior de São Paulo, na tarde de sexta-feira 11 | Foto: Divulgação/Meteored
O ciclone deve levar chuvas desde o nordeste gaúcho até o interior de São Paulo, na tarde de sexta-feira 11 | Foto: Divulgação/Meteored

A sexta-feira também terá ventos fortes ao longo do litoral sul, com rajadas de até 70 km/h no sul de Santa Catarina e 60 km/h em Florianópolis. Com a movimentação do sistema para o oceano, a intensidade dos ventos deve diminuir consideravelmente.

No sábado 12, as chuvas devem diminuir significativamente na Região Sul, que terá um fim de semana de estabilidade climática, com variação de nebulosidade e baixa chance de chuva. No entanto, o ciclone ainda afetará os Estados do Sudeste no fim de semana.

Os impactos do ciclone

Na madrugada do sábado, chuvas moderadas e dispersas podem ocorrer no interior de São Paulo. À tarde e no começo da noite, a frente fria associada ao ciclone deve provocar chuva entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, com possibilidade de atingir o sul e o leste de Goiás. Em Belo Horizonte, o acumulado pode chegar a 30 mm entre a sexta-feira e o sábado.

A circulação do ciclone, demarcada pelo círculo azul, ajuda a organizar tempestades no Sudeste, no sábado 12 | Foto: Divulgação/Meteored
A circulação do ciclone, demarcada pelo círculo azul, ajuda a organizar tempestades no Sudeste, no sábado 12 | Foto: Divulgação/Meteored

No domingo 13, uma massa de ar seco associada ao anticiclone pós-frontal deve proporcionar um dia sem chuva na maior parte de São Paulo, exceto no litoral, onde a garoa pode persistir por causa dos ventos úmidos do mar. Entre Espírito Santo e leste de Minas Gerais, o tempo deve continuar instável com chuva moderada.

Clima mais ameno no Brasil

A circulação do ciclone extratropical deve trazer ar mais frio para o Sul e para o Sudeste durante o fim de semana. Entre o sábado e o domingo, apesar da redução das chuvas no Sul e em São Paulo, as temperaturas não devem subir muito. A máxima deve ser de 24°C em Porto Alegre e em Curitiba. Em São Paulo, atingirá até 26°C.

As primeiras horas do domingo 13 serão frias no Sul | Foto: Divulgação/Meteored
As primeiras horas do domingo 13 serão frias no Sul | Foto: Divulgação/Meteored

As manhãs serão frescas em toda a região, com o amanhecer mais frio no domingo, quando as mínimas podem chegar a 12°C em Criciúma (SC) e em Santa Maria (RS), 13°C em Curitiba e 16°C em São Paulo.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.