publicidade
Brasil

Ciclone-bomba vai trazer tempestades severas nas próximas horas, avalia especialista

O meteorologista Tiago Robles explicou que o fenômeno deve influenciar no clima da Região Sul do Brasil

Ciclone bomba
As regiões atingidas podem sofrer transtornos, como alagamentos | Foto: Divulgação/Pixabay

O meteorologista-chefe do site Meteored, Tiago Robles, avalia que a formação de um ciclone-bomba vai trazer tempestades severas ao Sul do Brasil, neste domingo, 1º. O fenômeno atua sobre a Argentina e o Uruguai e deve se espalhar pelo Rio Grande do Sul nas próximas horas.

Na manhã deste domingo, a região recebeu a formação de um ciclone extratropical. O fenômeno já influencia parte do sul gaúcho e deve se intensificar.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

“O processo de formação de um ciclone extratropical, que se intensifica rapidamente, traz elevado potencial de tempestades severas para o território gaúcho”, explicou Robles. “Uma frente fria, que avança posteriormente, vai afetar os Estados de Santa Catarina e do Paraná nesta segunda-feira, 2.”

Desde o início da tarde deste domingo, a metade sul do Rio Grande do Sul registra nebulosidade e ventos intensos. As tempestades severas já atingem todo o Uruguai e as regiões de fronteira da Campanha Gaúcha e do sul do Estado.

“Pancadas isoladas de até forte intensidade e tempestades pontuais podem ocorrer nas demais regiões gaúchas, bem como no oeste de Santa Catarina, no extremo oeste e sudoeste do Paraná”, afirmou Robles.

Ciclone-bomba se forma próximo ao Sul

Já no fim da tarde deste domingo, o meteorologista prevê a formação de um ciclone-bomba, que é de rápido desenvolvimento, no oceano. O fenômeno deve influenciar no clima do Rio Grande do Sul, o que inclui a Região Metropolitana de Porto Alegre.

“A baixa pressão, que dará origem ao ciclone-bomba, intensifica muito as instabilidades sobre o Rio Grande do Sul, e deixa o Estado em alerta de tempo severo”, explicou o meteorologista da Meteored. “Há elevado potencial de transtornos por consequência de chuvas fortes e intensas rajadas de vento.”

Mapa ciclone
Previsão de chuva, nebulosidade e pressão para a madrugada da segunda-feira — 2/12/2024 | Foto: Divulgação/Meteored

O especialista alerta para a possibilidade de tempestades severas em todo o território gaúcho. O ciclone-bomba deve espalhar as instabilidades pelo Estado durante a noite deste domingo.

Durante o começo da madrugada de segunda-feira, as instabilidades devem atingir a divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. Na manhã, as chuvas perdem força, mas atingem no sudoeste do Paraná, onde pode ocorrer tempestades pontuais.

“No restante da manhã, a frente fria consegue avançar lentamente, ao atuar sobre Santa Catarina”, afirmou Robles. “No entanto, instabilidades conseguem se formar até o norte do Paraná. Alerta de chuvas intensas e de tempestades, que podem ocorrer com severidade sobre o norte do Rio Grande do Sul e todas as regiões de Santa Catarina e do Paraná.”

Durante a tarde desta segunda-feira, a chuva deve perder força no Rio Grande do Sul e em Santa Catariana. Porém, o Paraná corre risco de chuvas intensas e tempestades contínuas.

Leia também:

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade