publicidade
Brasil

Ciclone-bomba impulsiona chegada de frente fria; entenda

A massa de ar frio deve impactar as regiões Sul e Sudeste

São Paulo frente fria
Pedestres enfrentam o frio e a garoa na Avenida Paulista, região central da capital paulista | Foto: Valéria Gonçalvez/Estadão Conteúdo

O ciclone-bomba, que deve se formar próximo à costa sul do Brasil na próxima terça-feira, 12, pode impulsionar a chegada de uma frente fria. A massa de ar frio vai atingir o Sul e o Sudeste do Brasil. O fenômeno deve causar uma leve queda nas temperaturas das regiões atingidas.

De acordo com o meteorologista chefe do site Meteored Brasil, Tiago Robles, o ciclone-bomba não deve provocar grande influência sobre o Sul do país. Porém, pode influenciar na frente fria, que se formará na próxima segunda-feira, 11.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

“O principal efeito do ciclone-bomba é impulsionar uma massa de ar frio”, explica Robles. “O fenômeno vai ajudar a impulsionar uma massa de ar frio. A gente falou da frente fria. Ela vem à frente da massa de ar frio.”

Embora a frente fria se forme sobre a Região Sul, a formação do ciclone-bomba deve levar o ar frio para o leste do Estado de São Paulo e ao Rio de Janeiro. A ação deve ocorrer na próxima terça-feira. As temperaturas devem cair ligeiramente com a chegada do fenômeno.

“A gente vai ter friozinho no começo da próxima semana”, diz o meteorologista. “As máximas devem ser de 22°C, em São Paulo. É um pouquinho mais quente no Rio de Janeiro, com 25°C, mas não é aquele calor. Parece um clima bem de primavera mesmo.”

Ciclone-bomba não deve trazer riscos

Ciclone bomba se forma na costa do Sul a partir da próxima terça-feira, 12 | Foto: Reprodução/Climatempo
Ciclone-bomba se forma na costa do Sul a partir da próxima terça-feira, 12 | Foto: Reprodução/Climatempo

O ciclone-bomba é uma área de baixa pressão que deve se formar no Oceano Atlântico. A expressão “bomba” refere-se à velocidade com que a pressão cai, que ocorre em uma velocidade muito mais rápida que o normal.

Caso o fenômeno ocorra muito próximo da costa, pode provocar ventos intensos e agitação marítima. Porém, conforme explica Robles, o ciclone-bomba previsto para ocorrer na próxima terça-feira deve ser longe da costa brasileira.

+ Leia mais notícias de Clima em Oeste

“Se isso acontece muito próximo da costa, pode trazer rajadas de vento intensas, agitação marítima, tudo aquilo”, diz Robles. “Mas não é o caso desse ciclone, que deve ocorrer na terça-feira. Ele está mais afastado da costa.”

O fenômeno pode provocar ligeiros aumentos na velocidade do vento em parte do litoral da Região Sul. Contudo, os ventos não devem passar dos 50 km/h, o que não traz grandes riscos para a população local.

Leia também:

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade