Nesta sexta-feira, 7, o destaque da previsão do tempo é a formação de um ciclone extratropical sobre a Região Sul do Brasil. O fenômeno deve provocar tempestades severas, acumulados extremos de chuvas e rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h, especialmente no Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para diversas áreas do Estado, inclusive a capital, Porto Alegre. A instabilidade se espalha também para o Sudeste e o Centro-Oeste, enquanto as demais regiões enfrentam calor intenso, chuvas pontuais e alta umidade.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Receba nossas atualizações
Sul: ciclone traz chuvas fortes, granizo, ventos e risco de geada
A Região Sul será a mais impactada pelo sistema ciclônico que se forma entre a madrugada e a manhã desta sexta. O centro do ciclone se posiciona sobre o Rio Grande do Sul e intensifica chuvas, vento e descargas elétricas. De acordo com os mapas meteorológicos, os volumes de chuva podem chegar a 180 mm no noroeste gaúcho, especialmente entre Santa Rosa, Ijuí e São Borja.
A atuação de um rio atmosférico, grande corredor de umidade vindo da Amazônia, potencializa os volumes e aumenta o risco de alagamentos, inundações e deslizamentos. No oeste e no sudoeste de Santa Catarina, bem como no sudoeste do Paraná, as chuvas também serão intensas, com risco de granizo.
Além das tempestades, o avanço de uma massa de ar frio provoca forte queda de temperatura. Os termômetros podem chegar a 4°C nas áreas serranas de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com possibilidade de geadas pontuais durante a madrugada de sábado. Porto Alegre terá mínima de 17°C e chuva forte ao longo do dia.

Sudeste: instabilidade avança com vento forte e temperaturas em queda
No Sudeste, os efeitos do ciclone se manifestam principalmente a partir da tarde. Rajadas de vento de até 100 km/h são esperadas no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, com potencial de danos em telhados, redes elétricas e estruturas frágeis. O mar fica agitado, com risco de ressaca.
Segundo os modelos meteorológicos, a capital paulista deve registrar chuvas ao longo do dia, com máximas em torno de 27°C e ventos acima de 80 km/h no período da tarde e noite. O acumulado de precipitação pode ultrapassar 50 mm em áreas como Campinas, Araraquara e Ribeirão Preto.
Minas Gerais e Espírito Santo também estão sob alerta. As regiões do sul de Minas, Zona da Mata e Vale do Jequitinhonha podem ter rajadas entre 85 e 100 km/h. Em Vitória, o dia será chuvoso, com máxima de 25°C e mínima de 20°C. As temperaturas devem continuar abaixo da média nos próximos dias por causa da persistência da massa de ar frio.
Centro-Oeste: pancadas fortes e avanço do ar frio
A Região Centro-Oeste também sentirá os impactos do ciclone e da frente fria. Mato Grosso do Sul e Mato Grosso enfrentam pancadas de chuva com trovoadas, enquanto o sul de Goiás registra aumento da nebulosidade e queda nas temperaturas.
Em Campo Grande, a previsão sugere chuva ao longo do dia, com máxima de 33°C e mínima de 23°C. Em Cuiabá, a temperatura varia entre 34°C e 25°C, com pancadas localizadas. O mapa de umidade mostra altos índices em praticamente toda a região, o que favorece a formação de nuvens carregadas.
Apesar da instabilidade, a presença da massa de ar frio provocará redução nas temperaturas no final do dia, especialmente no sul da região. O domingo deve amanhecer com mínimas abaixo de 15°C no sul de Mato Grosso do Sul.
Leia mais:
Nordeste: calor e tempo firme predominam
O Nordeste é a única região que permanece majoritariamente fora das áreas de alerta. A maior parte dos Estados terá tempo firme, com predomínio de sol, especialmente no litoral leste e nordeste da região. No entanto, áreas do interior do Maranhão e do Piauí estão sujeitas a pancadas de chuva isoladas.
Em Salvador, o tempo permanece firme com variação de nuvens e temperatura entre 30°C e 24°C. Maceió também não tem previsão de chuva, com máxima de 28°C. Fortaleza, por sua vez, registra tempo aberto e mínima de 25°C.
A única exceção relevante é o sul da Bahia, onde o avanço da frente fria poderá aumentar a nebulosidade ao final do dia. Vitória da Conquista terá mínima de 19°C e máxima de 25°C, o que reflete o avanço do ar frio.
Norte: calor, alta umidade e chuvas típicas da estação
Na Região Norte, o tempo segue abafado, com temperaturas elevadas e pancadas de chuva em praticamente todos os Estados. O mapa de umidade mostra saturação próxima de 100% em boa parte da Amazônia Legal.
Em Manaus, a máxima será de 34°C, com mínima de 25°C e previsão de chuva ao longo do dia. Em Boa Vista, os termômetros variam entre 29°C e 23°C, com tempo instável. Santarém, no oeste do Pará, terá pancadas com trovoadas e temperatura entre 32°C e 24°C.
A circulação de umidade vinda do oceano e da floresta mantém as condições para chuva forte em pontos isolados, mas sem risco generalizado de eventos severos. As informações são do site Meteored.
O que esperar do tempo nesta sexta-feira
A sexta-feira será marcada por forte instabilidade climática no Sul do Brasil, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde há previsão de acumulados superiores a 100 mm, ventos de até 100 km/h e possibilidade de granizo. O ciclone extratropical, ao se formar, impulsiona uma frente fria que avança sobre o Sudeste e o Centro-Oeste e provoca chuvas e queda de temperatura. O Norte segue quente e úmido, com pancadas típicas da estação, enquanto o Nordeste permanece majoritariamente estável, exceto por chuvas pontuais no interior.
A população das áreas sob alerta deve seguir as orientações da Defesa Civil e evitar áreas de risco, estruturas frágeis e regiões costeiras durante o auge do fenômeno.
Leia também: “Geadas e aquecimento verbal“, artigo de Evaristo de Miranda publicado na Edição 72 da Revista Oeste
Inmet emite alertas de tempestade para 9 Estados
Inmet emite alertas de tempestades para diversas regiões do Brasil
Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.