publicidade
Brasil

Casos de dengue crescem 35% no primeiro bimestre

Altas temperaturas e períodos chuvosos são apontados entre as principais causas

O mosquito aedes aegypti é o principal vetor de transmissão da dengue | Foto: Reprodução/Pixabay
O mosquito aedes aegypti é o principal vetor de transmissão da dengue | Foto: Reprodução/Pixabay

O boletim epidemiológico do Ministério da Saúde apontou para um aumento nos casos de dengue nos dois primeiros meses deste ano. O crescimento é de 35%, em relação a 2021.

Segundo o documento, foram registrados mais de 128 mil casos e 30 mortes entre janeiro e fevereiro. Os municípios mais afetados foram: Goiânia (GO), com 13.608 ocorrências; Brasília (DF), com 8.572; Palmas (TO), com 6.497; Sinop (MT), com 2.754; e Aparecida de Goiânia (GO), com 2.199.

Receba nossas atualizações

“Com as altas temperaturas e períodos chuvosos, a expectativa do número de criadouros [do Aedes aegypti] aumenta”, afirmou o boletim.

Prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, é necessário reservar pelo menos dez minutos de um dia da semana para verificar possíveis criadouros do mosquito transmissor, como calhas entupidas, telhados, piscinas, garrafas e pneus.

“Mesmo em lugares que necessitem fazer o armazenamento de água, é importante não deixar os reservatórios destampados, para evitar que o mosquito coloque ovos dentro dessas águas.”

Outras recomendações são: manter lixeiras sempre tampadas, colocar areia nos vasos de plantas, utilizar telas de proteção nas janelas da casa e deixar garrafas viradas com a boca para baixo.

A dengue é uma doença provocada pelo vírus arbovírus, transmitido através da picada da fêmea do mosquito da espécie Aedes aegypti.

Relacionadas

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    UÉ??!!
    PENSEI QUE O COVID TINHA EXTINGUIDO ESSAS DOENÇA….

    dengue, zica, chikugunha etc etc…POXA!!

  2. Bruno
    Bruno

    Olha só, após dois anos de férias do Brasil o mosquito transmissor da dengue reaparece!!

  3. Nestor Vidigal de Souza
    Nestor Vidigal de Souza

    Voltou o carnaval sem exigência de máscara do vírus chinês.

    Voltou a dengue.

    Está declarado o fim da pseudoemia no Brasil.

    Já podemos contar os mortos por dengue como mortos por dengue.

  4. Vanessa Días da Silva
    Vanessa Días da Silva

    Finalmente voltaram a contar. Parecia até que havia sido erradicada.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade