publicidade
Brasil

Calor e pancadas de chuva atingem grande parte do Brasil

Inmet aponta temperaturas elevadas e instabilidade típica do verão, com mudanças ao longo do dia

Clima típico de verão indica calor forte com pancadas de chuvas isoladas | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Clima típico de verão indica calor forte com pancadas de chuvas isoladas | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Brasil terá a quinta-feira 12 marcada por calor e chuvas típicas de verão em várias regiões. A previsão indica temperaturas elevadas na maior parte do país e formação de áreas de instabilidade, sobretudo no período da tarde e da noite.

De forma geral, a combinação entre calor e umidade favorece pancadas isoladas, enquanto a aproximação de sistemas atmosféricos provoca mudanças pontuais no Sul. O padrão segue característico do verão, com variações rápidas nas condições do tempo ao longo do dia.

Receba nossas atualizações

Região Norte do Brasil: tempo abafado e úmido

A quinta-feira será de tempo abafado e úmido. As temperaturas máximas devem variar entre 28°C e 32°C, podendo ultrapassar os 34°C em áreas do Amazonas e de Roraima.

Leia também: “Tempestade perfeita”, artigo de Alexandre Garcia, publicado na Edição 307 da Revista Oeste

Há previsão de pancadas de chuva frequentes, principalmente à tarde. A presença de umidade e o calor intenso favorecem temporais isolados, comuns nesta época do ano na região amazônica.

Região Nordeste: forte calor no interior

O dia será de forte calor no interior. Em áreas de Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, as máximas podem chegar a 34°C ou até 38°C.

No litoral, a umidade favorece períodos de nuvens e chuva passageira. Já no sertão, o tempo tende a ficar mais firme, com predomínio de sol e temperaturas elevadas.

Região Centro-Oeste: chuvas irregulares

O cenário segue típico de verão, com calor e formação de nuvens carregadas ao longo do dia. Pancadas de chuva devem ocorrer de forma irregular, sobretudo entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

As temperaturas permanecem altas, e a sensação de abafamento deve predominar. Em alguns pontos, o volume de chuva pode ser mais expressivo, principalmente no período da tarde.

Sudeste e Sul: sol entre nuvens

O dia terá sol entre nuvens e calor, com pancadas de chuva isoladas em diferentes Estados. A atuação de umidade favorece a instabilidade ao longo do dia. As temperaturas continuam elevadas, mantendo o padrão típico da estação. Mudanças rápidas no tempo podem ocorrer, especialmente no fim da tarde e à noite.

No Sul, a manhã tende a começar com tempo mais seco e estável. No entanto, a aproximação da instabilidade deve provocar aumento da nebulosidade e chuva ao longo do dia, inicialmente no Rio Grande do Sul. Com isso, há possibilidade de pancadas moderadas e queda gradual das temperaturas em algumas áreas, principalmente no período noturno.

+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.