publicidade
Brasil

Brasil terá plano nacional de testagem para covid-19

Intenção é identificar casos e reduzir a transmissão da doença

eua
Projeto piloto do Plano Nacional de Testagem da covid-19 realizado em Brasília (DF) | Foto: Divulgação/MS

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o Brasil terá um plano nacional de testagem para covid-19. O anúncio foi feito no sábado, 14, depois da terceira reunião do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19, no Palácio do Planalto. Ainda não há data para início do programa.

Leia mais: “Governo britânico entrega ao cidadão a responsabilidade de cuidar da própria saúde”

Receba nossas atualizações

Segundo Queiroga, os testes foram produzidos pela Fiocruz. O objetivo é conseguir identificar os casos positivos para que se possa adotar uma política mais efetiva de quarentena para os indivíduos afetados pelo vírus e, assim, reduzir a transmissão da doença.

Leia também: “Cidade de SP faz ‘virada da vacina’ neste fim de semana”

Ele explicou que o programa usará testes antígenos para detecção do vírus. Esse é um exame rápido, que demora em média 30 minutos para mostrar o resultado. A utilização desse teste é indicada nos primeiros sete dias de sintomas, com sensibilidade mais elevada do primeiro até o terceiro dia. São coletadas amostras diretamente no nariz e garganta, utilizando um cotonete.

1 comentário
  1. JR
    JR

    A manchete desta reportagem totalmente imparcial deveria ser: Um ano e meio depois do início da pandemia o Brasil terá plano nacional tardio de testagem para covid-19
    Intenção é identificar casos e reduzir a transmissão da doença

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade