publicidade
Brasil

Aeroporto de Guarulhos recebe 1º aeromóvel, que vai ligar terminal ao sistema de trens de SP

A capacidade prevista é de 2 mil usuários por hora em cada direção, e o projeto deve ser implementado ainda neste ano

Aeromóvel Guarulhos
Aeromóvel Guarulhos

O Aeroporto Internacional de Guarulhos recebeu nesta semana um dos três trens que vão integrar o serviço gratuito de aeromóvel no local, informou o jornal O Estado de S. Paulo.

As operações vão conectar a Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) aos terminais de passageiros. Fazem parte do sistema chamado de People Mover, que está sendo implementado pelo consórcio AeroGRU.

Receba nossas atualizações

Leia mais: Leilão do trem que ligará São Paulo a Campinas tem um vencedor

Depois de ser içado para os trilhos com um guindaste na sexta-feira 15, o trem, que é o primeiro veículo a ser apresentado, passará por testes e certificações de segurança.

A GRU Airport, concessionária que administra o terminal, diz que a previsão é que o serviço fique disponível para usuários ainda neste ano. Dentro do projeto, também serão implementadas melhorias no próprio aeroporto que custarão um total de R$ 2 bilhões.

Não foi definido, porém um prazo exato para a inauguração do aeromóvel, já que, segundo a empresa, “informações operacionais serão divulgadas ao final das obras”. O Ministério de Portos e Aeroportos havia anunciado nas redes sociais a chegada do trem ainda no primeiro semestre.

Leia mais: “Trem São Paulo-Campinas terá projeto iniciado no fim do mês e será o mais veloz do país”

A capacidade prevista, segundo o Estadão, é de 2 mil usuários por hora em cada direção. O tempo de viagem e de espera será de seis minutos. “É um transporte rápido, seguro e sustentável para os passageiros, trabalhadores e usuários do aeroporto”, observou o ministério.

Veículo é movimentado por pressão controlada

Aeromóvel Aeroporto Guarulhos
Além do aeromóvel, aeroporto terá outras melhorias | Foto: Reprodução/Aeroporto Guarulhos

Assim que for implementado, o People Mover vai substituir os atuais ônibus gratuitos que fazem o trajeto entre os terminais por terra.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

O sistema vai funcionar em via elevada exclusiva, com uma tecnologia baseada na propulsão pneumática.

O veículo é movimentado por pressão controlada. No projeto, estão previstas uma estação em cada um dos três terminais de passageiros do aeroporto e uma estação na CPTM.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. A-DDS
    A-DDS

    Ou seja, essa ligação do aermóvel com a linha de trens é o mesmo que colocar piscina na favela.
    Os passageiros de voos nacionais e principalmente internacionais sairão do aeroporto carregados de malas de 23 kg, mais a bagagem de mão (10kg), além dos objetos pessoais, para entrar nos trens superlotados e descer na Estacão da Luz. É VERGONHOSO
    O aeroporto de Guarulhos faz parte de poucos no mundo que não tem metrô. Coisa típica de planejamento mal feito e das maracutaias ocorridas nos governos do Chuchú, hoje lambedor de saco do Carniça Maldito.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade