publicidade
Agronegócio

Trump aposta no etanol para abastecer os EUA

O governo norte-americano liberou o aumento da mistura na gasolina

Carro em bomba de combustível nos EUA | Foto: Imagem criada por IA/Artur Piva/ChaGPT

Não é apenas o Brasil que se beneficia do uso do etanol para movimentar a frota. Os Estados Unidos, por exemplo, também aproveitam as vantagens desse biocombustível — o que deve aumentar ainda mais com o anúncio da gestão Donald Trump desta segunda-feira, 28.

+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste

Receba nossas atualizações

O governo norte-americano emitiu uma isenção de emergência para permitir a venda de gasolina com maior teor de etanol durante o verão. A liberação entra em vigor no dia 1º de maio.

Combustível para a economia

Além do alívio para os consumidores, o ato deve incrementar as demandas para os agricultores, conforme explica Brooke Rollins, a Secretária de Agricultura dos EUA. “Essa medida para permitir a venda de verão do E15 proporcionará alívio imediato aos consumidores, oferecerá mais opções nas bombas e aumentará a demanda por milho cultivado, processado e usado aqui na América”, disse.

Seja no Brasil ou nos EUA, a oferta de etanol depende da produção agrícola. Para os brasileiros, a maior fonte vem do cultivo de cana-de-açúcar. Contudo, o país também faz o biocombustível com o milho — que é a matéria-prima de quase toda a oferta norte-americana.

Etanol nos EUA

De acordo com a Administração de Informação de Energia (EIA, na sigla em inglês), quase toda a gasolina vendida nos EUA tem cerca de 10% de etanol na mistura. É o chamado E10. A adoção da fórmula com 15% acontece eventualmente, com a liberação das autoridades, desde 2001. Além disso, também existem os combustíveis E85, com entre 51% e 85% de álcool na composição, a depender do Estado.

A adoção da gasolina E10 no mercado norte-americano teve início há mais de 50 anos. Segundo a EIA, tudo começou com uma emenda à Lei do Ar Limpo, no fim da década de 1970.

Atualmente, os EUA são os maiores produtores desse biocombustível no planeta. Em 2024, o país produziu 62 bilhões de litros. A segunda posição é do Brasil (33 bilhões de litros). Juntos, os dois países respondem por quase 80% da produção mundial de etanol.

Gasolina com álcool no Brasil

O Brasil também permite a mistura do etanol à gasolina — e o teor é maior que o praticado nos EUA. A proporção no combustível brasileiros varia entre 18% e 27,5%. Por volta de 80% da produção nacional vem da cana-de-açúcar, o restante é feito a partir do milho.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.