publicidade
Agronegócio

Tomate da Embrapa tem produtividade acima da média nacional no Nordeste

Em Alagoas, a produção por hectare foi 25% maior

Tomate BRS Sena | Foto: Aluísio Goulart/Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está testando no Nordeste o primeiro tomate rasteiro híbrido desenvolvido no Brasil. Os resultados mostram boa adaptação do exemplar. A produção está acima da média nacional.

Relacionadas

Desde 2020, a Embrapa Alimentos e Territórios tem feito testes no Estado de Alagoas. No primeiro plantio do BRS Sena, nome dado à planta em estudo, a colheita chegou a 70 toneladas por hectare. A média nacional é de 56 toneladas por hectare, conforme revelam os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Receba nossas atualizações

Na região, as temperaturas variam de 25 a 35 graus. Nesse ambiente, as plantas são submetidas a condições fisiológicas extremas. “Por isso, ninguém acreditava que seria possível produzir lá”, comenta Flávia Teixeira, engenheira agrônoma da Embrapa Hortaliças, que também atua na Embrapa Alimentos e Territórios.

Flávia disse que o processo está no início. “Estamos apenas começando”, explicou. Dentro da Embrapa, a pesquisadora é responsável por apoiar o desenvolvimento da horticultura no Nordeste. De acordo com a estatal, a região não tem tradição na produção de algumas hortaliças, em razão do calor intenso e do excesso de umidade, que propiciam a ocorrência de doenças e dificultam a produção.

Carolina Carnaúba, produtora do tomate da Embrapa, se mostrou animada com a adaptação do plantio na região. Ela argumenta que Alagoas tem vocação turística e que o Estado compra fora cerca de 80% do que consome.

Além disso, Carolina elogia resultado alcançado. “Trata-se de uma espécie diferenciada para produção de molhos e que nos surpreendeu muito positivamente, tanto que estamos ampliando a produção”, comemorou.

Os trabalhos de campo são realizados pela estatal há três anos em Alagoas. O tomate tem chamado mais a atenção de produtores pelo seu potencial de agregação de valor. A lista de testes da empresa no Estado inclui cultivos de cenoura, pimenta e alho.

“A parceria entre a Embrapa Alimentos e Territórios e a Embrapa Hortaliças está sendo muito benéfica para Alagoas e para a Região Nordeste”, afirmou João Flávio Veloso, chefe-geral da unidade sediada em Maceió. “Certamente outras inovações virão, e quem ganha com isso são os produtores e os consumidores de alimentos.”

2 comentários
  1. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    A Embrapa deveria ser laureada em algum fórum internacional sobre produção de alimentos. Vejam isso agora: Conseguiu desenvolver uma cultivar de tomate rasteira que deu certo até no nordeste, um lugar daquele que não produz nada!

  2. Jota Dabliu
    Jota Dabliu

    Tomate é um importante fator nutricional. Parabéns à Embrapa.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade