publicidade
Agronegócio

Recorde de produção de ovos pressiona preços para baixo

A conclusão é fruto de uma análise de pesquisadores da USP

Brasil ovos
Produção pode quebrar recorde em 2024 | Foto: Luiz Agner/IBGE

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) afirmam que o aumento da produção de ovos de galinha tem pressionado os preços desse alimento para baixo no Brasil. De acordo com os analistas, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o volume de 2024 caminha para a quebra de um recorde para o setor.

A análise é dos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Trata-se do principal campus da universidade para o agronegócio.

Receba nossas atualizações

A queda dos preços dos ovos

“Os preços dos ovos seguem em queda, refletindo a oferta doméstica elevada”, dizem os pesquisadores. “Dados do IBGE referentes à produção brasileira de ovos para consumo no segundo trimestre deste ano apontaram novo recorde, considerando-se a série do Instituto, iniciada em 2012. Foram 956 milhões de dúzias produzidas entre abril e junho, volume 7% superior ao do primeiro trimestre deste ano e 12% maior que o do mesmo período de 2023, conforme números do IBGE compilados e analisados pelo Cepea.”

De acordo com os pesquisadores, o preço médio da caixa com 30 dúzias no terceiro trimestre caiu 15% em Bastos, interior de São Paulo. Essa queda ocorreu depois de o valor já ter reduzido quase 4% no período de abril a junho. O volume é mais comum para mensurar as vendas no atacado, e a cidade está entre as principais regiões produtoras desse alimento no país.

“Entre abril e junho, o preço dos ovos brancos tipo extra, a retirar em Bastos (SP), teve média de R$ 150 a caixa com 30 dúzias, recuo de 3,8% sobre o trimestre anterior”, afirmam. “Na parcial do terceiro trimestre deste ano (até 12 de setembro), levantamentos do Cepea mostram que as quedas nas cotações têm sido ainda mais intensas. O preço médio da caixa com 30 dúzias do produto branco negociado em Bastos caiu 15% ante o segundo trimestre.”

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Renato
    Renato

    Certamente deve ter sido que o MST está amentando a sua produção ecom isso a ofera aumentou e os precos cairam. Hahahahahahaí

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.