publicidade
Agronegócio

Governo suspende linhas de crédito do Plano Safra

A medida é atribuída à falta de recursos pela ausência de aprovação do Projeto da Lei Orçamentária Anual para 2025

IBGE prevê aumento na safra de grãos
Safra de soja de 2020 no Paraná | Foto: Jaelson Lucas/AEN/Fotos Públicas

O Ministério da Fazenda, por meio da Secretaria do Tesouro Nacional, anunciou a suspensão das linhas de crédito equalizadas do Plano Safra 2024/25. A medida começará a valer nesta sexta-feira, 21, e foi comunicada oficialmente às instituições financeiras, o que inclui bancos e cooperativas de crédito.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, as linhas de custeio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) continuarão operacionais, consideradas prioritárias. A suspensão é atribuída à falta de recursos, agravada pela alta da taxa Selic e pela ausência de aprovação do Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2025.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste

O secretário do Tesouro, Rogério Ceron, explicou que as estimativas de gastos para o próximo ano foram atualizadas depois da divulgação de novos parâmetros econômicos pela Secretaria de Política Econômica e o recebimento de informações sobre o estoque de operações rurais.

“As estimativas dos gastos para 2025 com a referida subvenção econômica foram atualizadas, tendo como resultado um aumento relevante dos gastos devido à forte elevação nos índices econômicos que compõem os custos das fontes em relação aos utilizados na confecção do Projeto de Lei Orçamentária – PLOA 2025, ainda em tramitação no Congresso Nacional”, afirmou Ceron.

Uma fonte do governo afirmou que “estão estudando alternativas” para resolver a situação sem depender da aprovação do PLOA. No entanto, “ainda não tem nada definido”. O impasse sobre a transparência das emendas parlamentares tem travado a deliberação, que deve ficar para depois do período de Carnaval.

Suspensão do Plano Safra preocupa setor

A medida gerou preocupação no setor agropecuário. O Sistema Fundação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) divulgou uma nota expressando apreensão e pedindo que a suspensão não prossiga.

O presidente interino do Sistema Faep, Ágide Eduardo Meneguette, destacou que a falta de novos financiamentos prejudica agricultores e pecuaristas, colocando em risco a segurança alimentar e a economia nacional.

Ele afirmou que o setor agropecuário é um pilar essencial da economia brasileira e necessita de suporte contínuo para manter seu desempenho positivo. A suspensão afetará também programas como o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e o Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota).

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), criticou a gestão financeira do governo. Ele atribuiu a situação à falta de responsabilidade com os gastos públicos.

“Essa é a responsabilidade daqueles que fazem com que o preço na gôndola do mercado aumente, que a população não tenha direito de compra, não tenha capacidade no seu salário para botar comida na sua casa, que enfrenta uma dificuldade inflacionária enorme por irresponsabilidade fiscal, e que é o nosso papel combatê-la todos os dias”, afirmou Lupion.

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) também manifestou descontentamento, ao criticar a indefinição sobre a votação da Lei Orçamentária.

“Realmente, não tem dinheiro”, disse a parlamentar. “Acabou o dinheiro para financiar um setor que precisa de dinheiro na hora certa, porque, se passar da hora, não se produz. É diferente de uma indústria que você vira a chave e ‘ah, vou parar, depois eu ligo de novo’. Não. Passou da época do plantio, acabou. Só no outro ano.”

Leia também:

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. R Fortes
    R Fortes

    Senhores(as) assinantes da Oeste. Sugiro não responder a essas mensagens de baixo nível, provocações rasteiras, provavelmente financiados pelo SECOM. Ignorem esses infiltrados.

  2. Leo Saraiva
    Leo Saraiva

    🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 bora cobrar a bancada do agro pra votar essa Lei 🤣🤣🤣🤣🤣 tá lá na mesa deles….

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.