publicidade
Agronegócio

Governo decreta fim do estado de emergência zoossanitária no RS

Com a medida, o Ministério da Agricultura espera que os importadores retirem restrições

Emergência zoossanitária atinge granja de galinha
O ministério aumento as fiscalizações em granjas de galinha | Foto: Divulgação/Agência Brasil

O Ministério da Agricultura e Pecuária publicou, nesta terça-feira, 6, no Diário Oficial da União, uma portaria que declara o fim do estado de emergência zoossanitária no Rio Grande do Sul. O Estado enfrentava uma epidemia da doença de Newcastle em aves comerciais.

O governo confirmou o diagnóstico da doença em 17 de julho, em uma granja de corte em Anta Gorda (RS). Segundo o documento, “ficam declaradas como zonas de restrição à exportação de aves vivas, seus produtos e material genético avícola, por um prazo de 60 dias, as áreas perifocal e de vigilância, em um raio de 10 km a partir do foco da doença de Newcastle”.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste

A doença de Newcastle é uma infecção viral e altamente contagiosa que afeta diversas espécies de aves, além de répteis e mamíferos.

No fim de julho, o ministério havia informado à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) sobre a erradicação da doença de Newcastle no Brasil. Com essa medida, o governo brasileiro espera que os países importadores retirem a suspensão. Assim, permite a retomada completa das exportações de carnes de aves e seus derivados.

Governo intensifica vigilância zoossanitária

Galinhas com Newcastle foram encontradas no Rio Grande do Sul
Governo encontro galinhas contaminadas com Newcastle no Rio Grande do Sul | Foto: Divulgação/Ministério da Agricultura e Pecuária

Durante o período, o ministério comunicou que intensificou os protocolos de biosseguridade em aviários e aplicou a medida em todos os Estados produtores do Brasil. Qualquer suspeita de doença de Newcastle, caracterizada por morte súbita, sinais respiratórios e nervosos, diarreia e inchaço na cabeça das aves, deve ser reportada às autoridades competentes para monitoramento.

O Centro de Operações de Emergência Zoossanitária continua a emitir as Guias de Trânsito Animal. O documento é necessário para o transporte seguro de animais e para a venda comercial, com o objetivo de prevenir a propagação da doença para outras regiões do país.

Leia também:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade