Um dos grandes negócios do agro brasileiro é a produção de açúcar. O país é responsável por 22% da oferta global — marca que garante a liderança no mercado mundial.
Com a safra atual, a produção nacional de açúcar se aproxima de 41 milhões de toneladas por ano. O resultado é 11% mais que no ciclo anterior, conforme os dados da Companhia Nacional de Abastecimento.
Receba nossas atualizações
Cada tonelada do produto pode valer, em média, aproximadamente US$ 500. A estimativa considera a receita com as exportações brasileiras do setor de janeiro a julho de 2023.
No Brasil, a produção é realizada com a cana-de-açúcar. A safra atual da cultura é estimada em quase 655 milhões de toneladas. Caso se confirme, o volume representa um crescimento próximo de 7% sobre a colheita anterior.
A cana-de-açúcar acompanha o país desde que os portugueses começaram a se estabelecer no território nacional. A capitania de São Vicente, que deu origem ao Estado de São Paulo, foi uma das primeiras áreas dedicadas ao cultivo. Atualmente, os paulistas são os maiores produtores nacionais da cultura e dos produtos que levam as matérias-primas geradas por ela.
São Paulo responde por pouco mais da metade de toda a colheita nacional de cana. O Estado também é responsável por 60% da produção de açúcar do país, além de responder por 55% todo o etanol brasileiro.
A produção paulista de açúcar
Na safra em curso, São Paulo vai colher 330 milhões de toneladas de cana. A colheita paulista deve dar origem a 24 milhões de toneladas de açúcar e 12 bilhões de litros de etanol.

A produção paulista de açúcar supera, por exemplo, a da União Europeia, estimada em 15 milhões de toneladas. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o bloco europeu está em terceiro lugar no ranking de produtores do planeta. A segunda colocação é da Índia (36 milhões de toneladas).
Sem São Paulo
Caso São Paulo se tornasse independente do Brasil, a produção paulista de açúcar seria a segunda maior do planeta. A brasileira ficaria na terceira posição, formada apenas pelos Estados restantes, com pouco mais de 16 milhões de toneladas.






































Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.