publicidade
Agronegócio

Depois da carne, Argentina limita exportação de cereais

Objetivo é conter a inflação de 51% nos alimentos

Argentina
Colheita de milho, colheita de grãos

O governo da Argentina limitou a exportação de milho e trigo para tentar conter a inflação dos alimentos no mercado interno do país. É o que informou a agência de notícias Bloomberg, na sexta-feira 17.

A ideia presidente Alberto Fernández é avaliar a quantidade de grãos para consumo interno antes de decidir quanto será. O país é o terceiro maior exportador de milho do mundo e um dos principais produtores de trigo.

Receba nossas atualizações

Assim, a intervenção no setor ocorre no momento em que o país registra 51% de inflação no setor de alimentos.

Em maio, o governo já havia impedido temporariamente a exportação de carnes com o mesmo objetivo de conter o preço do produto no mercado interno. Empresas brasileiras sediadas no país foram afetadas.

Além disso, a intervenção argentina ocorre em um momento de escassez e alta mundial nos preços de fertilizantes.

Isso porque, a crise energética global diminuiu a produção de alguns tipos de fertilizantes.

Além disso, as sanções dos Estados Unidos ao governo de Belarus, um dos maiores produtores de potássio do mundo, também agravaram o cenário.

Relacionadas

Intervenção desestabilizará produtores na Argentina

A consequência é que produtores rurais tiveram uma alta generalizada nos custos da produção. Apenas os exportadores conseguem compensar a perda devido à alta nos preços dos grãos no mercado internacional. Aqueles que vendem para o mercado interno acabam enfrentando maiores dificuldades.

Dessa forma, ações intervencionistas como essa têm potencial para aliviar a inflação a curto prazo. Contudo, tendem a desestabilizar os produtores em um prazo maior e impactar o país. Uma das consequências pode ser a escassez de produtos e inflação ainda maior.

O Ministério da Agricultura argentino afirmou que, mesmo com as restrições, o país será capaz de exportar 12,5 milhões de toneladas de trigo e 41,6 milhões de toneladas de milho. Porém, a pasta não especificou quando isso vai ocorrer.

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Isso que eles estão tentando fazer é de aumentar a oferta desses grãos para derrubar a inflação dos alimentos. Isso só vai durar até se esgotarem os silos e o pior virá depois (A economia a gente vê depois). Como essas commodities vão circular e serem consumidas no mercado interno, o país não terá a entrada de moeda estrangeira (dollares americanos) em seu banco central. Aí, meus amigos portenhos, irão amargar um terrível “day after”. Vão faltar insumos para a próxima safra e será um “cada um por sí”, infelizmente.

    1. Marco Polo Gerard Bondim
      Marco Polo Gerard Bondim

      Verdade, Paulo, sem a reposição de insumos, a queda da produção é consequência, indo junto as empresas e os empregos, e ocasionando mais desabastecimento, fome e miséria.
      Num mundo globalizado, intercambiado, você fechar as portas sem deter tudo de que necessita de matéria prima, commodities e a da tecnologia subjacente, é determinar a morte prematura, o para quando é que se torna a dúvida.

  2. Marco Polo Gerard Bondim
    Marco Polo Gerard Bondim

    A ideia do Governo Argentino é a de quando implodir um bom número de suas empresas inviabilizando totalmente sua economia, culpar os EUA e os países que, mesmo com toda crise provocada pelo consórcio maléfico Corrupção-Metacapitalismo-China-ONU, ainda possuem alguma competência e capacidade de produção condizentes às suas necessidades e exportação; tal qual como Cuba e Venezuela por aqui, pela AL.
    Nada mais necessário do que a desgraça, a praga, o vírus, do socialismo/comunismo/progressismo/globalismo, diretamente nas veias das pessoas, para lhes corromper os sistemas cognitivo-produtivo e o ético-moral!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.