publicidade
Agronegócio

Agropecuária impulsiona o crescimento do Brasil

Mesmo com o desempenho em ritmo menor, o setor expande acima da média do produto interno bruto

O agronegócio brasileiro usa tecnologia de ponta na produção | Foto: Reprodução/Air Tractor

A agropecuária brasileira deve crescer 8,8% no terceiro trimestre de 2023. O número está abaixo da expansão da marca registrada três meses antes. Ainda assim, a previsão é que o setor se mantenha com o maior crescimento da economia do Brasil.

Os dados são da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, que os publicou na segunda-feira 18. No trimestre anterior, a agropecuária brasileira havia crescido 17%. Apesar de menor em comparação ao intervalo passado, a expansão estimada para o período entre julho e setembro é quatro vezes maior que a previsão para a elevação do produto interno bruto: 2,2%.

Receba nossas atualizações

A secretaria divide a economia em três setores. Para os dois outros, indústria e de serviços, a expectativa é o crescimento de 1% e 1,8%, respectivamente.

Saiba mais

A força da agropecuária brasileira

Atualmente, a produção rural do Brasil é um dos grandes pilares para a segurança alimentar do planeta. Além disso, o segmento também gera matérias-primas e insumos para diversos ramos industriais, tais como nutrição, higiene, energia e até mesmo automobilística.

Colheita de soja no Brasil | Foto: Jaelson Lucas/Arquivo AEN

O carro-chefe do campo no país é o cultivo de soja. Os agricultores locais são hoje os maiores produtores e exportadores do grão no planeta. Por meio dele, é possível fabricar rações para animais, alimentos para humanos, biocombustíveis e insumos para itens como pastas de dentes, sabonetes e pneus etc.

O agronegócio brasileiro também é o maior exportador global de milho, açúcar, suco de laranja, café e carnes bovina e de frango. Além disso, o segmento se destaca mundialmente em ramos como papel e celulose, algodão, etanol, carne suína, frutas, entre outros.

Em 2023, o agro nacional terá uma safra recorde de grãos. De acordo com projeção da Companhia Nacional de Abastecimento, serão 322 milhões de toneladas. Além da soja, a agropecuária brasileira vai registrar suas maiores colheitas de milho, algodão, sorgo e trigo.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade