O agronegócio de São Paulo exportou pouco mais de US$ 25 bilhões e importou US$ 5 bilhões, batendo recorde em 2022. Os dados são do Instituto de Economia Agrícola, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.
Em comparação com 2021, o Estado elevou em 36% as vendas externas e 11% as importações. O resultado é um superavit de quase US$ 21 bilhões no ano passado. As exportações respondem por 37% da balança comercial do Estado. Na economia do país, tem participação de 16%.
Receba nossas atualizações
Os cinco principais grupos nas exportações do agronegócio paulista, em 2022, foram o complexo sucroalcooleiro (US$ 8,43 bilhões), setor de carnes (US$ 3,99 bi), soja (US$ 3,63 bi), produtos florestais (US$ 2,73 bi) e sucos (US$ 1,92 bilhão). Os cinco agregados representam quase 80% das vendas externas.
Já o grupo de café, tradicional nas exportações paulistas, aparece na sexta colocação, com vendas de US$ 1,02 bilhão.
O setor sucroalcooleiro é que apresenta maior participação nas exportações paulistas, com 32,5%. Os principais destinos são China, União Europeia, Marrocos, Argélia, Nigéria e Coreia do Sul.
A carne bovina registrou aumento de 40% no volume exportado. Os maiores compradores são China, Estados Unidos, União Europeia, Hong Kong e Filipinas.
No grupo soja, o principal produto é a soja em grãos, que teve aumento de 40% em valores e de 1,6% em quantidade exportada. A China é o principal destino, seguida do Irã e Tailândia.
Já as exportações dos produtos de papel apresentaram elevação nos valores (36,4%) e nos embarques (8,8%), sendo que os maiores compradores são China, União Europeia e Estados Unidos.
O suco de laranja teve aumento de 20,9% em valores e de 15% em volume. União Europeia, Estados Unidos e China são os principais importadores.
Agronegócio quebra recorde de exportações em 2022
Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.