publicidade
Tecnologia

SpaceX precisa fazer 63 correções em foguete antes do lançamento

Elon Musk parabeniza equipe por teste

space x foguete
Starship Super Heavy é considerado o foguete mais poderoso da história | Foto: Divulgação/Space X

A SpaceX, empresa de Elon Musk, deve fazer 63 correções em seu foguete gigante Starship, que pretende levar pessoas à Lua, antes do lançamento.

A exigência é da Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, em inglês), que concluiu uma investigação técnica sobre o teste de lançamento do foguete e divulgou as recomendações na sexta-feira 8.

Receba nossas atualizações

O poderoso foguete de Elon Musk

Elon-Musk
Elon Musk foi um dos fundadores da empresa OpenAI, dona do ChatGPT | Foto: Divulgação / Space X

O Starship Super Heavy é considerado o foguete mais poderoso da história. Ele pulverizou sua plataforma em Boca Chica, no Texas, em 20 de abril, depois de uma decolagem bem-sucedida.

O foguete subiu 40,23 km antes de explodir, depois de quatro minutos de voo. A explosão ocorreu enquanto ele tentava fazer uma demonstração para chegar ao espaço pela primeira vez.

O equipamento virou uma bola de fogo, que se desintegrou e caiu sobre o Golfo do México. Uma nuvem de poeira flutuou sobre um pequeno povoado a vários quilômetros de distância.

Elon Musk ficou feliz com o resultado, apesar da explosão. Ele parabenizou a equipe pelo teste “emocionante” e chamou o lançamento de sucesso. Com ele, a empresa pôde obter informações valiosas sobre o que deu errado com o equipamento. A FAA iniciou a investigação logo em seguida.

As mudanças recomendadas pela FAA incluem alterações no hardware do foguete, com o intuito de evitar vazamentos e incêndios. A agência também recomendou que a plataforma de lançamento do foguete seja reforçada para evitar uma tempestade de detritos e areia, segundo o jornal Folha de S.Paulo.

Leia também

“O encerramento da investigação do acidente não sinaliza uma retomada imediata dos lançamentos da Starship em Boca Chica”, disse a FAA.

A SpaceX foi fundada em 2002 por Elon Musk para reduzir custos de transporte espacial e colonizar Marte. O empresário sul-africano também é CEO da Tesla, vice-presidente da OpenAI, fundador e CEO da Neuralink, dono da Starlink e do Twitter, que ele rebatizou de X.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Moisés D'Anthony Melnik
    Moisés D'Anthony Melnik

    Peço que usem como referencia a SpaceX e seus canais oficiais e não a Folha de São Paulo, este tal jornal: Lixo de São Paulo é terrível em seus comentários, vamos esclarecer:
    1- As mudanças solicitada pela FAA não tão especificas e não chegam no projeto da mecânica dos motores, como a “Foia de SP” diz ser. A FAA trata de aspectos de segurança do foguete;
    2- As Mudanças introduzidas na plataforma de lançamento, não foram indicadas pela FAA e sim por estudos de engenharia e dos efeitos dos gases dos motores junto a estrutura da mesma, inclusão do jato de agua e de defletores para diminuir as forças sobre as estruturas da base de lançamento, lembrando que isso ja era usado na plataforma do Saturno 5 na década de 1960;
    POR FAVOR NÃO USEM A “FOIA DE SP” PARA REFERENCIA. ASSINO A REVISTA PARA NÃO VER NEM LER O NOME DA “FOIA”

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade