publicidade
Tecnologia

Mercado Livre amplia automação com nova geração de robôs

Objetivo é reduzir em 25% o tempo de processamento de pedidos com múltiplos itens

Robôs integrados ao processo de automação podem movimentar até 105 mil itens por dia | Foto: Reprodução/Twitter/X
Robôs integrados ao processo de automação podem movimentar até 105 mil itens por dia | Foto: Reprodução/Twitter/X

O Mercado Livre anunciou nesta quarta-feira, 24, a adoção de uma nova geração de robôs para acelerar o processamento de pedidos em seus centros de distribuição. São 125 máquinas que trabalham especificamente na separação de produtos. Elas são capazes principalmente de manusear até 105 mil itens por dia. A automação reduz assim em cerca de 25% o tempo de processamento de pedidos com múltiplos itens. Isso encurta em uma hora o ciclo de preparo de cada encomenda.

Com a novidade, a companhia passa a ter quase 500 robôs em operação no Brasil. Entre os modelos já utilizados está um de origem chinesa que transporta estantes inteiras até os operadores, reduzindo quilômetros de deslocamento dentro dos galpões.

Receba nossas atualizações

Mercado Livre descarta dispensa de funcionários

Questionada sobre eventual impacto no quadro de funcionários, a empresa diz que a automação não elimina postos de trabalho. Segundo Fernando Yunes, vice-presidente sênior da plataforma, a estratégia é realocar colaboradores para funções de maior valor agregado. Ele afirma ainda que o grupo planeja contratar mais de 12 mil pessoas em 2025.

O reforço na automação ocorre pouco depois de o Mercado Livre ter reduzido de R$ 79 para R$ 19 o valor mínimo para acesso ao frete grátis. A medida fez o volume de negócios em julho crescer 34% em relação ao mês anterior.

Leia também: “Tradução instantânea chega ao WhatsApp; veja como usar”

Embora pressione a rentabilidade no curto prazo, a estratégia busca consolidar a expansão da base de clientes. “Temos que mandar o caminhão de todo jeito, então ocupamos espaços com pacotes que não têm urgência”, explica Luiz Vergueiro, diretor sênior de Logística. De acordo com a empresa, a otimização de rotas e a ocupação de espaços ociosos nos veículos têm sido decisivas para manter a eficiência da operação.

+ Leia mais notícias de Tecnologia na Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade