O bilionário Reid Rasner, de 40 anos, fundador de diversas empresas no Estado norte-americano do Wyoming e atual líder de uma companhia de mídia, está buscando “uma participação controladora” nos ativos, operações e no algoritmo do TikTok, por US$ 47,4 bilhões. A proposta foi detalhada em uma carta enviada na terça-feira 18 pelo advogado do empresário à ByteDance, controladora chinesa do aplicativo.

O documento foi obtido e divulgado pelo jornal norte-americano The Post.
Receba nossas atualizações
“Estabelecendo as operações do TikTok em Wyoming, Reid impulsionará uma nova era de diversificação econômica, criando milhares de empregos bem remunerados que não apenas beneficiarão o setor de tecnologia, mas também fortalecerão as indústrias de energia, agricultura e turismo do estado”, afirma a carta, assinada pelo advogado da Rasner Media, Steve Roberts.
“Essa iniciativa trará trabalhadores altamente qualificados, inovação de ponta e novas oportunidades de investimento para o Estado, fortalecendo a economia e garantindo que Wyoming permaneça um líder nacional em vários setores.”
O fundador da Omnivest Financial e ex-proprietário da Wyoming Glass também afirmou que sua empresa está disposta a “assinar acordos abrangentes de confidencialidade e conduzir diligências ao longo de um período de seis meses, com o objetivo de apresentar uma carta de intenções para adquirir participação controladora nos ativos norte-americanos ao fim desse prazo.”
Leia também: “TikTok retorna às lojas de aplicativo nos EUA”
Segundo o The Post, o TikTok ainda não se pronunciou sobre a proposta. Rasner tem experiência como fundador de empresas nos setores financeiro e industrial em Wyoming e concorreu contra o senador John Barrasso na primária republicana do Estado em 2024.
Outros interessados no TikTok
Antes de tomar posse, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu “salvar o TikTok”. Em seu primeiro dia no governo, o político assinou uma ordem executiva que concede um prazo de 75 dias para cumprimento da lei aprovada pelo ex-presidente Joe Biden, que exigia a venda do aplicativo por sua controladora chinesa para uma empresa norte-americana.
No início do mês, Trump assinou um decreto em que ordena que os departamentos do Tesouro e do Comércio dos EUA criem um fundo soberano. Na ocasião, disse que a verba desse fundo poderia comprar o TikTok.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
O bilionário Larry Ellison também foi cogitado como possível comprador da plataforma ainda neste ano. Sua empresa, a Oracle, sediada em Austin, Texas, já atua como parceira de computação em nuvem do TikTok.

Outros empresários que foram cogitados para a compra incluem Elon Musk, fundador da Tesla e da SpaceX; Frank McCourt, ex-proprietário do time de beisebol Los Angeles Dodgers; e o investidor Kevin O’Leary, do programa Shark Tank.









































EUA e china são a mesma coisa, quando não conseguem comprar um produto eles banem ele do seu mercado. Logo logo os EUA vão ameaçar o DeepSeek pra tentar compra-lo, afinal só os EUA podem ter tecnologia.