publicidade
Tecnologia

Checagem de fatos é opinião, admite Meta

Empresa trava disputa judicial com colunista de jornal

checagem de fatos
Foto: Reprodução/Facebook

A Meta (ex-Facebook) reconheceu que a checagem de fatos é opinião. A informação consta em um processo movido por John Stossel, colunista do jornal New York Post, contra a big tech, por suposto crime de difamação.

No Facebook, Stossel teve posts censurados por checadores da ONG Climate Feedback. O objetivo do grupo é “se esforçar para explicar por que a informação publicada na mídia é ou não consistente com a ciência”.

Receba nossas atualizações

Artigos de Stossel sobre o aquecimento global receberam rótulo de conteúdo falso da Meta, com base em uma checagem de fatos da ONG. Por isso, Stossel decidiu entrar na Justiça acusando a Meta de difamação.

“Stossel se concentra nos artigos de checagem de fatos escritos pela Climate Feedback, não nos rótulos afixados no Facebook. Os rótulos em si não são falsos nem difamatórios; constituem opinião protegida”, argumentou a Meta.

Adiante, a big tech ressalta que, “mesmo que Stossel pudesse atribuir as páginas separadas do Climate Feedback à Meta, as declarações contestadas nessas páginas também não são falsas nem difamatórias”.

Críticas

Em um artigo publicado no New York Post, Stossel levantou a questão da verificação de fatos. “Agora, as checagens do Facebook são meramente ‘opiniões’. Portanto, imunes à difamação a mim”, sustentou.

Stossel discorre sobre um critério de checagem da Meta: “Cada vez que um verificador classifica um conteúdo como falso (…), nós [Meta] colocamos uma etiqueta que leva ao artigo do verificador de fatos, refutando a afirmação”.

Agências de checagem de fatos

Em reportagem publicada na Edição 55 da Revista Oeste, a jornalista Ana Brambilla explicou que as agências de checagem são financiadas pelas big techs, incapazes de gerenciar o monstro que criaram na internet.

“As social big techs — prioritariamente, o Facebook — delegaram aos fact checkers o poder de escolher o que pode circular nas redes”, analisou Brambilla, ao mencionar a aliança entre as plataformas e as agências.

“O Google também financia projetos de checagem. Em março deste ano, a agência Lupa (…) recebeu parte dos US$ 3 milhões do fundo criado pela companhia em defesa da vacina contra a covid-19”, revelou a jornalista.

Na reportagem, Brambilla lembra que o peso do martelo do Facebook pesa mais forte com publicações com viés conservador. A Revista Oeste, por exemplo, teve redução de alcance no Face depois de ser alvo de agências de checagem.

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. Marcelino Teodoro de Assiz
    Marcelino Teodoro de Assiz

    Seria mera coincidência ou estaríamos vivendo em parte “1984” de ORWELL?

  2. Ana Paula F.
    Ana Paula F.

    Só comprovando o que todos já sabíamos, eu quero é saber o que farão com essas informações, tem que ir pra cima, minar o poder dessas agências de desinformação, esclarecer a verdade, mas com uma justiça que funcione e não a que temos aqui, no Brasil, que é cúmplice dessa mídia corrupta e mentirosa!

  3. Eduardo Teixeira Küll
    Eduardo Teixeira Küll

    Então, usando seu poder de censura por conta de SUA “opinião”, o Meta, Facebook (sei lá), EXERCE CENSURA CONTRA AQUELES QUE DIZEM O QUE NÃO LHE AGRADA! Estão se dando o título de donos absolutos da verdade e dizendo o que as pessoas podem ler ou mesmo acreditar!

  4. Marcelo Souza
    Marcelo Souza

    FACT CHECKER = AGÊNCIAS DE DESINFORMAÇÃO E DOUTRINAÇÃO SOVIÉTICA SOCIALISTA, O MINISTÉRIO DA VERDADE ORWELLIANO.
    AS MESMAS TÊM O PODER DE APAGAR A REALIDADE, MOLDAR A REALIDADE E CRIAR UM MUNDO E FATOS DE ACORDO COM A IDEOLOGIA

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade