publicidade
Tecnologia

Apple anuncia John Ternus como futuro CEO

Chefe de engenharia da marca vai assumir o posto de Tim Cook

Depois de 15 anos no comando das operações, Tim Cook vai para a presidência do conselho da Apple | Foto: Reprodução/X
Depois de 15 anos no comando das operações, Tim Cook vai para a presidência do conselho da Apple | Foto: Reprodução/X

A Apple anunciou que o CEO Tim Cook, de 65 anos, deixará o comando executivo da companhia em 1º de setembro de 2026. Segundo a empresa, ele passará a atuar assim como presidente do conselho de administração. O atual chefe da divisão de engenharia, John Ternus, de 50 anos, assumirá o cargo de diretor-presidente.

Ternus é veterano da Apple, onde trabalha há cerca de 25 anos. Ao longo da carreira, liderou o desenvolvimento de produtos como iPad, Mac, AirPods e iPhone. Considerado um executivo com perfil técnico, ele assume a companhia em um momento de transição tecnológica e de maior competição no setor, principalmente com o avanço da inteligência artificial.

Apple e o legado de Cook

Cook está à frente da Apple desde 2011, quando sucedeu o cofundador da empresa, Steve Jobs. Durante a sua gestão, a companhia ampliou significativamente o valor de mercado e diversificou suas fontes de receita, com crescimento nas áreas de serviços, assinaturas digitais e wearables, que são dispositivos eletrônicos vestíveis, usados no corpo como acessórios, geralmente conectados ao celular ou à internet.

Leia também: “Jornalismo sem credibilidade”, reportagem de Edilson Salgueiro publicada na Edição 318 da Revista Oeste

A mudança ocorre em meio à pressão para acelerar a inovação e fortalecer a presença da Apple na disputa por tecnologias baseadas em inteligência artificial. O novo CEO terá como desafio manter o crescimento da empresa e preservar a integração entre hardware, software e serviços, considerada um dos principais diferenciais da companhia.

+ Leia mais notícias de Tecnologia na Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.