publicidade
Tecnologia

Anatel abre consulta para definir padronização de carregadores

A agência reguladora quer definir os requisitos para adotar a entrada única para celulares

Anatel prestadoras
Ex-presidente da Anatel diz que a medida é mais dura da história da agência | Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu uma consulta pública para definir requisitos técnicos para padronizar carregadores de telefones celulares como USB tipo C. As contribuições podem ser enviadas até 26 de agosto pelo site da agência reguladora.

A consulta foi aberta depois que o Parlamento Europeu decidiu que os dispositivos móveis deverão ter uma porta de entrada única para carregamento. A nova regra estabelece que todos os carregadores de celulares, tablets e câmeras vendidos na União Europeia a partir de 2024 tenham entrada USB-C. O Congresso dos Estados Unidos também solicitou ao Departamento de Comércio do país a adoção de abordagem similar à europeia.

Receba nossas atualizações

A medida visa a evitar custos extras aos consumidores e diminuir o lixo eletrônico. O modelo foi escolhido por ser utilizado pela maioria dos fabricantes globais e possuir normatização internacionalmente reconhecida.

Segundo a Anatel, uma proposta com abordagem similar à do mercado internacional foi criada para aplicação no Brasil abrangendo carregadores de telefones celulares. A implementação depende da atualização dos requisitos técnicos vigentes na agência para a avaliação da conformidade de telefones e carregadores.

Relacionadas

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Marcio Antonio Rosa
    Marcio Antonio Rosa

    Sugiro a obrigatoriedade da tomada de energia de quatro ou cinco pinos. Três é pouco. Se voltar o PT, acho que conseguimos.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade