publicidade
Saúde

Pesquisadores identificam relação entre emulsificantes e tipos de câncer

Os dados indicam um aumento de 15% no risco da doença entre os consumidores frequentes

Emulsificantes
O NutriNet-Santé, iniciado em 2009, foi pioneiro em investigações baseadas na internet | Foto: Reprodução/Flickr

Um estudo de larga escala revelou uma possível ligação entre emulsificantes alimentares e o aumento do risco de câncer. A pesquisa NutriNet-Santé analisou dados de mais de 90 mil pessoas e revelou que certos aditivos podem estar associados a diferentes tipos da doença.

Embora a causalidade não esteja comprovada, os resultados levantam preocupações sobre esses compostos. Cientistas da Universidade de Paris e de outras instituições investigaram a presença de emulsificantes em alimentos ultraprocessados.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste

Produtos como margarinas, sorvetes e molhos industrializados contêm essas substâncias para estabilizar misturas. O acompanhamento dos participantes ocorreu por anos, registrando o desenvolvimento de doenças ao longo do tempo.

Os dados indicam um aumento de 15% no risco de câncer em geral entre os consumidores frequentes. O risco de câncer de mama cresceu 24%, enquanto o de próstata subiu 46%. Alguns estudos sugerem que emulsificantes podem alterar a microbiota intestinal, contribuindo para inflamações crônicas e danos celulares.

Pesquisas anteriores revelam que esses compostos podem comprometer a barreira intestinal. Um estudo de 2023 publicado na revista científica Nature revelou que o consumo elevado poderia favorecer o crescimento de bactérias prejudiciais.

Esse fenômeno estaria ligado a doenças inflamatórias, como colite e doença de Crohn, associadas ao câncer colorretal.

Ingestão de ultraprocessados aumenta risco de câncer

Mathilde Touvier, coordenadora do estudo, destacou ao Medical News Today que a alta ingestão de ultraprocessados aumentou o risco de câncer. Os pesquisadores defendem a consideração dos achados em futuras regulamentações. O mercado ainda limita a obrigatoriedade de informações sobre emulsificantes nos rótulos.

O NutriNet-Santé, iniciado em 2009, foi pioneiro em investigações baseadas na internet. O estudo coleta dados alimentares e de estilo de vida de participantes da França e da Bélgica. O objetivo é entender como os hábitos alimentares impactam a saúde a longo prazo.

+ Leia também: “Entenda a relação dos alimentos ultraprocessados com a depressão”

A pesquisa também inspirou iniciativas semelhantes no Canadá, no México e no Brasil. Esses estudos buscam aprofundar o conhecimento sobre a relação entre dieta e doenças crônicas. Os resultados podem influenciar políticas de saúde e reformulações na indústria alimentícia.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Liberta Brasil
    Liberta Brasil

    Pronto, SORVETE agora causa cancer, logo logo OVO E CARNE vao dizer que causa tambem.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade