Em 1985, Millôr Fernandes resumiu numa frase a desolação dos brasileiros que foram dormir com o presidente eleito Tancredo Neves e acordaram com José Sarney alojado no Palácio do Planalto. “É o túnel no fim da luz.” A frase continua valendo. Caetano Veloso errou por precipitação: bastaria ter esperado 42 anos para compor Podres Poderes, gravada em 1984. Os odores exalados pelas instituições que dividem a praça mais ilustre do país atestam que, como avisou Millôr e exagerou Caetano, todas estão em preocupante estágio de decomposição.
Quanto ao Legislativo e ao Executivo, nenhuma novidade. A história da República informa que a Câmara dos Deputados e o Senado nunca esbanjaram saúde. Pior: nenhum eleitor morreu de saudade nas numerosas vezes em que o parlamento agonizou ou permaneceu em estado de coma. Uma nação que elegeu e reelegeu Dilma Rousseff parece gostar do convívio permanente com o perigo. E acha divertido ser conduzida por bestas quadradas, acrescenta a terceira passagem de Lula pela Presidência. O que há de novo na Praça dos Podres Poderes é a agonia do Supremo Tribunal Federal, hoje controlado por bacharéis em Direito divididos em duas turmas: os incapazes e os capazes de tudo.

Sempre se soube que, no Brasil, leis são como vacinas: umas pegam, outras não. Também é do conhecimento geral que, embora a Constituição determine que todos são iguais perante a lei, quem tem padrinhos influentes é mais igual que o resto. Outra verdade: mesmo em tempos mais primitivos, não escapava de castigos alguém que desse o que se chamava de “golpe na praça”. Tinha menos de 10 anos quando aprendi, ao testemunhar a saga vivida pelo gerente de uma pequena agência bancária da cidade onde nasci, que essa lei figurava entre as que pegaram. Descoberto o desfalque cujo montante mataria de riso os empreiteiros engaiolados pela Operação Lava Jato, perdeu a liberdade, os amigos, o emprego e o direito de continuar vivendo no lugar onde nascera.
Teria escapado do purgatório se tivesse os padrinhos certos. Um deputado, um senador, algum ministro de Estado sempre ajudam. Ajudariam mais ainda um ministro do Supremo, ou a advogada casada com o dono da toga, ou mesmo o padre irmão de um superjuiz. O Brasil mudou muito — para pior, claro — desde o começo da Era Lula. Neste primeiro quarto de século, o país que pensa e presta foi afrontado por uma grande ladroagem por ano. O último escândalo do período, cujo elenco reúne bandidos homiziados no Banco Master e comparsas distribuídos pelos três Poderes, ameaça transformar-se no maior faroeste à brasileira de todos os tempos. E ainda estamos no início do segundo quarto de século.
Até 2003, quando o PT se apossou do governo federal, uma mudança na composição do Supremo Tribunal Federal não era mais relevante que a troca do centroavante do Palmeiras, ou a escolha de um novo integrante da Academia Brasileira de Letras. A decisão de aparelhar o tribunal com bacharéis em Direito fiéis a Lula reduziu a Corte a um partido que trata normas constitucionais a socos e pontapés. Entre um seminário em Paris e um simpósio em Lisboa, o Supremo faz o diabo. Um ex-advogado de Lula solta um companheiro delinquente, um ex-advogado do PT condena um inocente por extremismo de direita, um ex-ministro de Lula anula uma decisão do Congresso, a bancada dos parceiros de Lula trata Jair Bolsonaro como inimigo público número 1 e o decano Gilmar Mendes abençoa quem manda às favas o que a lei ordena.

O atrevimento virou pouca vergonha depois que o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Master, bijuteria mais vistosa do vendedor de nuvens Daniel Vorcaro. As tramoias vinham sendo investigadas pela Polícia Federal e tramitavam na primeira instância. Ao descobrir que o nome de um deputado federal aparecera na memória do celular do amigo, o ministro Dias Toffoli resolveu que todos mereciam foto especial. Confiscou o caso e avisou que só ele pode saber o que a polícia descobriu. Tarde demais. Todo o Brasil ficou sabendo, por exemplo, que a advogada Viviane Barci de Moraes, mulher do onisciente Moraes, fora contratada por R$ 129 milhões para convencer o marido de que o bandido é mocinho.
Esta edição de Oeste revela tudo o que já se sabe — e mais um pouco. Leiam tudo. Vale a pena. Para livrar da cadeia um vigarista juramentado, juntaram-se ministros do STF e do governo, um semialfabetizado infiltrado no Tribunal de Contas da União, diretores do Banco Regional de Brasília, o governador do Distrito Federal, o presidente da Câmara, o presidente do Senado, jornalistas de aluguel, grandes escritórios de advocacia, blogueiros arrendáveis e cafajestes de todas as tribos. Todos mereciam acotovelar-se num banco dos réus. Um país em que juízes do STF cometem crimes está condenado ao apodrecimento irreversível.

Leia também “A Era da Ladroagem”




Uma Limpeza !!!
Pena que este artigo não esteja pregado em cada esquina deste país.
O termo “podridão” é pouco para Lula, Tófoli, Gilmar, Xandão, e o resto da quadrilha. Chorume ambulante é mais adequado.
Augusto errou no texto: Caetano não comporia “Podres Poderes” agora, pois concorda e exalta o que está ocorrendo no momento
Aguns integrantes do STF estão destruindo a credibilidade do Brasil e, em especial, da justiça brasileira.
Qual é o exemplo que o ministro Alexandre de Moraes está passando para todos os juízes do Brasil, quando sua esposa assina um contrato com um banqueiro bandido, de 129 Milhões, sem uma contrapartida, parecendo propina?
Dias atrás, em palestra para juízes, Alexandre de Moraes, dizia que os juízes no Brasil, ganham pouco que é preciso melhorar o salário desses funcionários públicos.
No estado de Sergipe, no mês de dezembro de 2025, 66 juízes ganharam mais de R$ 200.000,00, será que esses senhores não sabem que quem está pagando toda essa mordomia, são os pobres, que eles dizem que trabalham para melhorar à vida deles, que ganham R$ 1.621,00 o salário minimo?
Bom día.
Parabéns pelo ótimo comentário.
A OAB faleceu! Agora servem ao grande Deus Lulaiaka a ka Lula!
Isaías 10:1-3 ARA
[1] Ai dos que decretam leis injustas, dos que escrevem leis de opressão, [2] para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e roubarem os órfãos! [3] Mas que fareis vós outros no dia do castigo, na calamidade que vem de longe? A quem recorrereis para obter socorro e onde deixareis a vossa glória?
APOIS, OESTE. O QUE HOUVE? O PRESIDENTE DE EL SALVADOR, NAYIB BUKELE NOS AVISOU.
“SE VOCÊ NÃO DESTITUIR OS JUÍZES CORRUPTOS, VOCÊ NÃO CONSEGUE CONSERTAR O PAÍS. ELES FORMARÃO UM CARTEL – UMA DITADURA JUDICIAL – E BARRARÃO TODAS AS REFORMAS, PROTEGENDO O SISTEMA CORRUPTO QUE OS COLOCOU NO PODER”
Tayayá interessante ver a VELHA IMPRENSA ESTATIZADA tentar esconder a maracutayayá que envolve o Ministro Alexandre do Moraes através da sua esposa, lembrando que o Ministro Moraes ligou SEIS vezes em um dia para o Presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo e uma ida do Ministro Moraes à sede do BC, os dois mentindo ao dizerem que não falaram sobre o Banco Master, mas sim da Lei Magnitsky. Daí vem o Ministro Toffoli avocar para si, sob ultra sigilo os documentos da maracutayayá. Ao parvo e servil PGR Paulo Gonet cabe a deletéria função de criar cortinas de fumaça, como por exemplo, NEGAR a soltura do FILIPE MARTINS, embora a Microsoft, dona do LINKEDIN atestar que o FILIPE não acessou a plataforma, MENTIRA que resultou na sua prisão, POR UM CRIME QUE SÓ EXISTE no âmbito da TRÍADE maléfica. Acontece, que em Brasília, sigilos sobre maracutayayás duram muito pouco, dada a autofagia dos podres poderes. A VELHA IMPRENSA ESTATIZADA transbordou o incômodo – lembremos como a Globo soltou a mão do Collor – e passou a soltar notinhas de fingida indignação, mas a VELHA IMPRENSA ESTATIZADA é parte do desarranjo moral e institucional “ nunca antes visto na História deste país “ ao optar pelo vício no dinheiro fácil dos pagadores de impostos através do Desgoverno LULA 3. Antes tarde, do que nunca, mas isso não absolve a VELHA IMPRENSA ESTATIZADA. “Master pagou por consultoria de escritório de Lewandowski quando ele era ministro da Justiça” “É preciso criticar o Supremo para salvá-lo de si mesmo” “Credibilidade do STF escoa pelo ralo e Toffoli deveria se afasta” Tayayá muito claro, a menos que seja sob a ótica vesga da ultra extrema esquerda cleptocrata do LULA, que a tríade maléfica composta pelos Ministros Toffoli e Alexandre de Moraes e o parvo, servil e agachado PGR Paulo Gonet, tayayá mais que provado que esse é o topo da INSEGURANÇA jurídica e funcional do Brasil desses muito escuros dias. Tem mais. “CPI do Crime Organizado deve incluir Master e relator quer quebrar sigilo de resorts de irmãos de Toffoli” “Lula tenta descolar governo do Banco Master após encontros com Toffoli e Vorcaro fora da agenda” “Sigiloso Dias Toffoli deu um presente ao confrade Moraes e ganhou outro da PGR” OLHA A TRÍADE AÍ, GENTE! Vindo de um jornal CENSURADO por anos sob Sarney, soa talvez como tardia assunção de culpa por anos de desrespeito à VERDADE e aos FATOS. “Lula se reuniu com Vorcaro no Planalto fora da agenda no final de 2024” “Vorcaro foi levado pelo ex-ministro Guido Mantega, que recebeu salário de 1 MILHÃO DE REAIS do Banco Master. Segundo membros do governo, quando Mantega chegou, estava com o dono e o ex-sócio do banco Augusto Lima. Primeiramente, eles despacharam com Marco Aurélio Ribeiro, o Marcola, chefe do gabinete pessoal de Lula e principal responsável pela agenda do presidente. Depois, entraram no gabinete” “Master pagou R$ 5 milhões a escritório de Lewandowski já como ministro” “O contrato entre o escritório de advocacia do ex-ministro Ricardo Lewandowski e o Banco Master continuou por quase dois anos depois de ele assumir a pasta da Justiça e Segurança Pública do governo Lula (PT). O contrato de consultoria jurídica tinha o valor de R$ 250 mil mensais” O sujeito fica VINTE MESES no Ministério da Segurança Pública, ao mesmo tempo recebendo dinheiro de um criminoso, o nome disso é CUMPLICIDADE. Cadê a MORALIDADE, senhor Ricardo Lewandowski? Como é que o senhor quer ser respeitado, se o senhor é CÚMPLICE de um BANDIDO? Senhor Ricardo Lewandowski, pelo histórico do Vorcaro, o senhor abocanhou 5 MILHÕES DE REAIS. Ricardo Lewandowski, Tayayá aí a prova da sua CORRUPÇÃO PASSIVA pelo recebimento de dinheiro ou vantagem indevida por funcionário público de empresários configura, primordialmente, o crime de Corrupção Passiva, previsto no Artigo 317 do CÓDIGO PENAL BRASILEIRO, CONFORME O Art. 317. Vai dizer que não sabia?
Advogado há décadas, Ministro do STF, Ministro de Estado, senhor Ricardo Lewandowski, a essa altura da sua vida permitir-se isso, como é que o senhor vai falar sobre honestidade a seus netos? A seu filho que advoga para o Careca do INSS, pode ser justificável, estar na teia da criminalidade, mas seus netos? Vamos ao site Migalhas, Ricardo Lewandowski, que o senhor conhece de longa data, já que o senhor é advogado, e eu sequer sou um rábula. “De acordo com o art. 317 do CP, o delito de corrupção passiva consiste em “solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem” Em Português claro, o site Migalhas está dizendo ao Brasil, e o senhor que é CORRUPÇÃO PASSIVA, o que o torna, Ricardo Lewandowski, cúmplice do Daniel Vorcaro.
“SE VOCÊ NÃO DESTITUIR OS JUÍZES CORRUPTOS, VOCÊ NÃO CONSEGUE CONSERTAR O PAÍS. ELES FORMARÃO UM CARTEL – UMA DITADURA JUDICIAL – E BARRARÃO TODAS AS REFORMAS, PROTEGENDO O SISTEMA CORRUPTO QUE OS COLOCOU NO PODER”
Brilhante seu comentário, irreparável…👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Este é um Nunes Augusto, com a coragem e a lucidez de pouquíssimo, quase sozinho, acendendo uma centelha num deserto cada vez mais envolto em trevas.
Uau! Nunes sempre certeiro e demolidor. Merecia o título de Caça Cafajestes. Nunes, um jornalista corajoso, meio Dom Quixote , que resgata e honra a profissão de jornalista. O rei está nu! Nunes é um dos poucos que aponta.
Como se diz na literatura: “Rei Morto, Rei Posto”
basta olhar para alguns dos ministros (sinistros) do STF para deduzir que APODRECERAM.
estão chafurdados em escândalos históricos.
pior … sabem que não haverá punição alguma.
POBRE E PODRE BRASIL.
O seu texto coroa uma edição histórica.
Depois disso tudo a tendências é aumento da pobreza e mais votos pros cafajestes alguém tem alguma dúvida
” Será que essa minha estúpida retórica
Terá que soar, terá que se ouvir
Por mais zil anos?
Enquanto os homens exercem seus podres poderes
Índios e padres e bichas, negros e mulheres
E adolescentes fazem o carnaval ”
Alo Caretano Sebôzo que tal cantar esta sua loa atualíssima nestes bicudos tempos? Você prebendário do sistema vai fingir que não vê algo tão criminoso e humilhante não aos seus citados excluídos mas aos idiotas que a ditadura em claro curso do exterior cognominou MANÉS? O doce bárbaro virou uma velha coroca, que pena !!!
A combinação de apodrecimento irreversível, perfeitamente ilustrado nesse artigo, com a leniencia e a desilusão de um povo confirma a minha visão de um país que se tornou um simulacro do inferno: “Ó vós que entrais, abandonai toda a esperança”.
E apesar de tudo, nada muda….
Nossa a foto no início dá arrepios, bandidos de uma ponta a outra, não salva ninguém. Entretanto, cabe muito mais bandidos de todes sexo.
Caro Paulo, num salva nem a Verdejante Bandeira no canto direito acuada e com vergonha de aparecer ai.
Se temos três poderes apodrecidos na roubalheira da nação brasileira, vamos esperar que Donald Trump venha consertar ou vamos todos derrubar essa peste negra do começo do século XXI?????
Onde será que está a OAB???
A OAB jaz nocauteada e “deitada eternamente em berço esplêndido” … como mudou.
Maior roubo da história, acredito que dessa vez não ficarão impunes.O PT,veio mesmo para destruir, cansamos de falar.
O maior roubo da história com a participação dos três Poderes constituídos da República. Três não quatro, incluindo aí o MP.
O pomar de LARANJA do Tofolli esta apodrecendo…
Como sempre brilhante Mestre. Desesperador tantos bandidos mandando no país.
Nem sei como estamos vivendo neste mar de incertezas. Muito triste a situação do país. Faz-me lembrar do Papa Doc.
Só falta dizer que Lula 3 não foi escolha pelo voto…
Bandidos togados são sempre inocentes, até que se provem culpados, sqn. Ocultam ou apagam provas e se você se insurgir, será calado sem provas e sem julgamento.
Como sempre, Augusto se superou.
Ao olhar essa foto, percebe-se o conluio entre os poderes. Pessoas do mal. A propósito, o amigo do amigo do meu pai, está cada vez mais inchado; não está em seu estado de normalidade!!! A propósito, o ócio é uma das causas para esse tipo transformação.
Cadê Silvio Navarro? Fazia a diferença. Nós, assinantes, temos o direito de saber o que houve.
Caetano caiu. No que ele achava estar acertando na crítica, estava no lado oposto. E pior, levou consigo uma geração inteira, cegando os jovens dos fins dos anos 70, anos 80 e 90. Não é pouco. Conheço pessoas que preferem a cegueira. Mentirem a si próprios e evitarem auto crítica.
Difícil escolher “gostei ou não gostei”?
Gomo gostar do que o brilhante jornalista escancara?
AN: sei lá se minha opinião vale alguma coisa….
sobre a presidência do senado e câmara:
se… se fossem escolhidos pelo voto popular não acredito que seriam eleitos Alcolumbre e Motta e, quem sabe, outros que sentaram na cadeira hoje deferente do que era décadas atrás, com material mais firme.
Entregar para os eleitos a esdolha da presidência das duas casas é ridículo. Alguém dirá que são os representantes do povo que escolherão seus chefes. Ledo engano. Assim, estamos num sistema que aqueles que mais prometem é que ganham. Acho até que o cargo de ministro do stf é comprado. OU, todos os cargos de qualquer ministério também é comprado, com dinheiro, lavagem, corrupção ou com outras benesses que vão além da imaginação.
Ou seja, o povo sempre está fora de qualquer discussão e promoção de leis e, muito menos está participando de escolhas importantes de nossos três poderes.
P.S: este assunto já mereceu alguns textos anos atrás. O fundo do sertão não é ouvido e não tem voz.