Pular para o conteúdo
publicidade
Foto: Shutterstock
Edição 241

Carta ao Leitor — Edição 241

O resultado do segundo turno das eleições municipais está entre os destaques desta edição

Revista Oeste
-

O resultado das eleições municipais deste ano conduz a uma conclusão visível a olho nu: a ampla maioria do eleitorado optou por governantes de direita. Os números falam por si. O PSD, o MDB, o PP, o PL e o União Brasil, juntos, elegeram o prefeito em 3.615 municípios — 65% do total de cidades brasileiras.

Em contrapartida, o PT venceu em apenas uma capital (Fortaleza) e em pouco mais de 250 cidades. “O Psol, nascido da costela do petismo e representante da agenda woke e do ‘progressismo’, não fez nenhum prefeito nas 200 disputas em que entrou”, ressalvou Silvio Navarro na reportagem de capa desta edição. “O PCdoB fez 19. A Rede, 4.”

Nunca foi tão claro o recado das urnas, observou Augusto Nunes: “A imensa maioria dos brasileiros é conservadora nos costumes, liberal no campo da política e em questões econômicas, apoia a democracia genuína, ama a liberdade e despreza corruptos de fina estampa”. Também por isso, reações emocionais, como a troca de farpas entre Ronaldo Caiado e Jair Bolsonaro, deveriam ser superadas. “A reação emocional esquece que, se a centro-direita se dividir, abre espaço para a esquerda em 2026”, ressaltou Alexandre Garcia.

Confrontada com números decepcionantes, parte da imprensa recorreu a malabarismos verbais para provar que os grandes derrotados foram Jair Bolsonaro e o que chamam de extrema direita. Alguns comentaristas sustentaram que Guilherme Boulos teria vencido o pleito em São Paulo caso a campanha se estendesse por mais uma semana.

Candidatos apoiados por Lula foram derrotados em 22 das 26 cidades que visitou. Apesar disso, um punhado de comentaristas resolveu que o PT pode ter perdido a eleição municipal — mas não Lula. Uma companheira da imprensa abraçou a ideia: “Lula não entrou de cabeça nas campanhas. Isso foi uma estratégia, já que as campanhas não estavam fortes. Ele fazendo isso não sai como derrotado”. 

“A mesma cegueira para a realidade está na obsessão perpétua da esquerda em exigir que o cidadão comum acredite em algo que não pode acreditar: que o pior problema da sua vida é o ex-presidente Bolsonaro”, afirmou J.R. Guzzo em sua coluna. “Esse povo é tudo o que a esquerda mais detesta hoje em dia. É evangélico. Quer ganhar mais dinheiro, ter mais conforto e subir na vida. Não quer ‘tirar dos ricos’ — quer ser rico ele mesmo. É o defensor número 1 da propriedade privada. É a favor da polícia e contra o bandido.”

Todas essas pautas são defendidas pela direita, o que consolidou o apoio da população aos candidatos que duelaram com esquerdistas. Enquanto não enxergar o mundo real, o PT estará se arriscando a despencar da zona do rebaixamento para a Série B, reservada a partidos que já pareceram grandes e hoje figuram entre as espécies em acelerado processo de extinção.

Boa leitura.

Branca Nunes,

Diretora de Redação

Capa da Revista Oeste, edição 241. Mapa mostra em quais cidades a direita (em azul) e a esquerda (em vermelho) ganharam as eleições municipais | Foto: Montagem Revista Oeste/Referência mapa publicado no Poder360
8 comentários
  1. Manfred Trennepohl
    Manfred Trennepohl

    Para os colunistas e jornalistas dessa imprensa esquerdalha e medíocre, PRAZO É PRAZO. Se não venceu nesse períod, é porque seu candidato não serve para a população. deixem de ser idiotas.

  2. Tabajara Lucas De Almeida
    Tabajara Lucas De Almeida

    Por favor, corrijam um defeito do aplicativo: quando clico no botão Próxima no final do artigo, eu quero ir para o início da nova página e não para o final, como está acontecendo.

    O servidor agora está respondendo melhor, mas não 100%. Ainda recebo páginas que custam a aparecer.

    Obrigado

  3. Amaury G Feitosa
    Amaury G Feitosa

    Espero que Maduro fique putin e diga ao mundo como prometeu o que sabe sobre a eleição do 9D e suas indevassáveis urnas … este ditador assassino lizo não vai dizer mesmo.

  4. CLAUDIONOR BATISTA DE AZEVEDO
    CLAUDIONOR BATISTA DE AZEVEDO

    A Revista esta maravilhosa, cada artigo melhor que o outro.
    Parabéns a todos da Oeste.
    ,
    Infelizmente o Brasil está uma bagunça.

    Este Desgoverno recheado de COMUNISTAS, SOCIALISTAS, CONDENADOS, EX CONDENADOS, TERRORISTAS, CORRUPTOS, ETC. Está fazendo barbaridades todos os dias.
    Os culpados desta situação: A maioria(?) do povo brasileiro que votou no LULADR#*, o Congresso Nacional que se omite de suas funções de fiscalizar o Judiciário (STF), de Legislar .(QUE É SUA FUNÇÃO), deixando que o STF legislar em seu lugar (CRIANDO LEIS, PORTARIAS, INQUÉRITOS, JULGANDO PESSOAS SEM FOROS ESPECIAIS, PRISÕES SEM JULGAMENTOS E CONDENAÇÕES ARBITRÁRIAS, ETC.).
    Mas, como confiar em um Congresso em que a maioria dos parlamentares estão com o RABO PRESO no STF, com processos, inquéritos, denúncias, sindicâncias, tudo engavetado, postergado, adiado pelo STF para ter os parlamentares sob seu julgo,(Ameaça de reabrir os casos, julgar, sentenciar, etc.)
    Os Senhores Parlamentares têm que ter consciência que foram eleitos por seus eleitores para LEGISLAR e não passar esta função ao Executivo ou Judiciário. (AS LEIS CONSTITUCIONAIS VÁLIDAS SÃO AQUELAS CRIADAS E APROVADAS PELO LEGISLATIVO), as demais são inconstitucionais.
    Nenhum REGIMENTO INTERNO do STF, TSE, CÂMARA OU SENADO, pode se sobrepor a CONSTITUIÇÃO. É onde todos devem se pautar, respeitar e obedecer.
    Que tal algum parlamentar apresentar um Projeto de Lei para inserir na Constituição, com artigos e parágrafos, etc… CRIANDO: Conselho, Tribunal, Comissão, Colegiado, Etc… Para FISCALIZAR, MONITORAR, VERIFICAR, INVESTIGAR, etc… As contas, os excessos, suas prerrogativas, abusos de poder, inserções em outros poderes, etc…
    Este Órgão com poderes de JULGAR, PRENDER, DEMITIR, AFASTAR, APOSENTAR ETC.
    Seria formado por 11 ou 15 membros de todo Brasil, ESCOLHIDOS POR SORTEIO PELOS NÚMEROS DO CPF, sem indicação de ninguém (Seria inserido o CPF de todos os possíveis sorteados em todo território Nacional). Não seria necessário ser efetivo, permanente ou vitalício, para não gerar mais despesas para a nação.
    Esse órgão seria convocado pelo Senado, Câmara Federal ou Congresso Nacional, sempre que houvesse a necessidade.
    Os membros seriam composto por: 02 membros STM, 02 Desembargadores Federais, 02 Desembargadores Estaduais, 02 Senadores, 02 Deputados Federais e 03 Juízes Estaduais.
    As Remunerações seriam as diárias normais para os deslocamentos e acomodações já previstas na legislação, durante os processos ou julgamentos. Seria somente durante o evento. (Ou que tenha algum ajuste nestas despesas).
    É uma opinião. (Quem sabe algum Dep. ou Sen. compre esta ideia).
    É vergonhoso ver um Congresso Nacional, eleito pelo povo, se submeter aos caprichos de membros do STF.

  5. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Camaçari BA e Fortaleza CE, ambas cidades visitadas pelo chefe da quadrilha, com aquela mesma tática de 2022 dos 50% + 1.

  6. Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva
    Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva

    Mais uma edição de dar água na boca. Vou degustá-la ao ponto.
    Mais uma vez, parabéns. Parabéns a todos.

  7. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Só tá faltando o voto auditável com registro impresso. O escrutínio se não for público não tem democracia, e xadrez para todos os ladrões dos três poderes e devolução dos bens e valores roubados do povo

  8. Célio Antônio Carvalho
    Célio Antônio Carvalho

    E ponto. O resto é papo furado de quem se beneficia disso que aí está!
    Aliás, o Brasil se não mudar rapidamente estará dominado pelo Narcotráfico. É só seguir a cartilha disso que propõe o governo para a “segurança” pública brasileira.
    Os Estados perderiam toada a autonomia constitucional garantida. Se nem na Casa deles têm segurança, imagine nesse gigante de mais de oito milhões e meio de quilômetros quadrados?!
    Xô canhoteiros, já vão tarde!

Anterior:
A cara do Brasil
Próximo:
O problema é o povo
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.