publicidade
Política

Zucco quer que ministro das Cidades preste contas sobre entrega de casas no RS

Solicitação ocorre depois de residentes de Eldorado do Sul realizarem um ato em que cobram por moradias

luciano zucco
O deputado federal Luciano Zucco (PL-RS) | Foto: | Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

O deputado federal Luciano Zucco (PL-RS) apresentou um requerimento de informação para que o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, preste contas sobre a entrega de casas aos atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul. 

Zucco apresentou o requerimento à Comissão Externa Sobre os Danos Causados Pelas Enchentes no Rio Grande Do Sul, da Câmara dos Deputados. O pedido foi feito depois de residentes de Eldorado do Sul realizarem um protesto na segunda-feira 26, para cobrar suas moradias. 

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

No documento, o parlamentar explicou que a solicitação ao ministro se mostra necessária “no sentido de fornecer a esta Comissão informações detalhadas a respeito da entrega das moradias para a população afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul”. 

O deputado relembrou a promessa do governo Lula de entrega de moradia aos afetados pelas chuvas intensas no Estado no início do ano, em que milhares de gaúchos ficaram desabrigados.

“Sabemos que o Estado do Rio Grande do Sul passa por um período delicado de reconstrução, razão pela qual faz-se necessária a atuação do Parlamento brasileiro de fiscalização, além das demais ações legislativas que tenham como objetivo soluções eficazes para tal situação”, afirmou.

manifestação eldorado do sul
Moradores do bairro Picada, em Eldorado do Sul, realizaram um protesto pacífico | Foto: Reprodução/Twitter/X

Zucco cita manifestações no RS

No documento de requerimento de informações, Zucco citou a manifestação popular em Eldorado do Sul. Moradores do bairro Picada fizeram um ato pacífico com faixas na segunda-feira. 

No protesto, o grupo tinha faixas escritas: “Esqueceram o bairro Picada?”, “Paulo Pimenta, cadê a minha casa?” e “Senhor governador Eduardo Leite, vai cumprir com sua palavra ou vamos ficar só na promessa?”.

“Nessa linha de raciocínio, a manifestação da população de Eldorado do Sul chamou a atenção para um possível descumprimento da promessa feita pelo governo federal, razão pela qual se faz necessário obtermos informações detalhadas sobre o tema, tais como: se já houve liberação de recursos financeiros e, caso positivo, qual foi o montante efetivamente aplicado na construção e entrega das unidades habitacionais prometidas. Além disso, é fundamental esclarecer os motivos da demora e apresentar o cronograma atualizado para conclusão das obras.”

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Célio Casagrande do nascimento
    Célio Casagrande do nascimento

    Parece que os gaúchos não conhecem os petista, está raça só pensa no bem próprio, os outros que se lasquem

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade