publicidade
Política

Vitor Hugo é o homem de confiança de Bolsonaro para o Ministério da Educação

A pessoas próximas, Bolsonaro admite o desejo de nomear Vitor Hugo, líder do governo na Câmara. Deputado defende uma profunda reforma no ensino fundamental

A pessoas próximas, Bolsonaro admite o desejo de nomear Vitor Hugo, líder do governo na Câmara. Deputado defende uma profunda reforma no ensino fundamental

Líder do governo na Câmara, Vitor Hugo (PSL-GO) é um dos cotados pelo presidente Jair Bolsonaro

Se o presidente Jair Bolsonaro tivesse que escolher livremente com o coração o próximo ministro da Educação, ele ficaria com o líder do governo na Câmara, Vitor Hugo (PSL-GO). Essa é uma avaliação feita pelos mais próximos interlocutores de Bolsonaro a Oeste.

Receba nossas atualizações

O problema, contudo, é que a indicação do deputado federal enfrenta resistências fora e dentro do governo. A bancada evangélica, por exemplo, pressiona Bolsonaro a escolher seu candidato, Ricardo Caldas, para o Ministério da Educação.

Dentro do governo, há pressões distintas. Uns defendem a escolha de um nome técnico e com capacidade de articulação com o Congresso, outros sustentam alguém técnico, mas alinhado aos ideais conservadores. Alguns militares sugerem o reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

O líder do governo, contudo, faz sua parte. Segue focado em seu trabalho na Câmara. Os assessores mais próximos dizem que Vitor Hugo está tranquilo. Confiante e na expectativa da confirmação por parte do presidente.

Oeste conversou não apenas com interlocutores de Bolsonaro, mas, também, com os mais próximos assessores de Vitor Hugo e vice-líderes do governo sobre sua indicação ao Ministério da Educação. E ouviu que toda a conversa começou no domingo, 5.

Pente-fino

Eram 11h de domingo quando Bolsonaro telefonou a Vitor Hugo. Os dois conversaram brevemente, marcando um almoço para segunda-feira, 6. Antes da reunião, o líder mostrou por que tem uma carreira de “primeiros lugares” no Exército (leia abaixo).

Para o encontro com Bolsonaro, Vitor Hugo se dedicou a estudar a fundo o sistema educacional brasileiro. Leu a parte da Constituição que fala sobre educação, a lei de diretrizes bases, o plano nacional de educação, o planejamento estratégico do Ministério da Educação,a base nacional comum curricular e as mensagens presidenciais de 2019 e 2020 sobre o tema.

O líder também fez um pente-fino no relatório da comissão externa que avalia as ações do Ministério da Educação contra a pandemia. Estudou, também, o plano de governo de Bolsonaro para o setor, analisou a estrutura atual da pasta, tanto os órgãos quanto as autarquias vinculadas, e como é distribuído o Orçamento.

Tantos estudos tomaram horas de Vitor Hugo. O líder ficou das 12h de domingo às 1h de segunda estudando, segundo revelou a vice-líderes e assessores. Eles o ajudaram a prepará-lo com orientações a respeito das críticas feitas aos últimos dois ministros e a atuação dos últimos quatro ministros anteriores da gestão Bolsonaro.

Reforma

Após o profundo pente-fino, Vitor Hugo traçou o esboço de um plano para o Ministério da Educação. “Se o presidente indicá-lo ao ministério, ele vai defender uma reforma no ensino fundamental”, afirma um interlocutor. A ideia é se espelhar na política conduzida pelo ex-ministro Mendonça Filho, da gestão Temer, que promoveu a reforma do ensino médio.

O foco de Vitor Hugo é trabalhar o sistema educacional em dois eixos. Um deles, a educação básica. O outro é o ensino profissional e tecnológico, unindo as políticas públicas com as da equipe econômica, de tirar o brasileiro do colchão social e levá-lo da informalidade para a formalidade a partir de uma educação profissional acessível, viável e de qualidade.

Os dois eixos trabalhados por Vitor Hugo são o desejo de Bolsonaro. O presidente quer foco desde agora, afinal, em maio de 2021, tem o próximo exame do Pisa, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos, em português. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o planejamento da volta às aulas foram outros assuntos debatidos no almoço com Bolsonaro.

Apoio

Apoio não falta a Vitor Hugo. Se, por um lado, alguns atuam contra sua indicação dentro do governo, outros, trabalham a favor. O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, é um dos que o apoia.

No Congresso, o apoio se estende entre os governistas. O líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes, pondera que Vitor Hugo tem preparo e capacidade de ouvir lideranças.

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) foi outro a apoiá-lo nas redes. “Temos, enfim, um candidato ao cargo que, além de possuir um excelente currículo, tem 100% de confiança da base do governo”, destacou.

Histórico

O líder do governo tem um histórico de sucesso. Em 1995, passou com a 1ª colocação geral no curso básico da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Em 1996, também foi o primeiro colocado geral no país no curso avançado da Aman.

Em 1998, Vitor Hugo obteve a a primeira colocação geral no Curso de Infantaria da Aman. O ex-presidente general Ernesto Geisel foi outro a passar na posição geral, mas no Curso de Artilharia.

Também concluiu os três cursos de carreira que um oficial combatente faz para se chegar ao generalato. Ou seja, a Aman, a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e a Escola de Comando e Estado Maior do Exército.

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Jussara Miranda Soares Ferreira
    Jussara Miranda Soares Ferreira

    Serio?
    Meu Deus!
    Tá muito difícil viu,Bolsonaro pensa que o Brasil e o quintal dele!

  2. Leila
    Leila

    SOU CONTRA!! Sem currículo para o cargo, que deve ser TÉCNICO. Gestão, conhecimento e preparo em educação ZERO! Sem condições.
    Ele é mais necessário como líder na Câmara, do que como suposto ministro da educação.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade