publicidade
Política

Vice-prefeito de Lages é preso depois de receber alta de hospital

Jair Júnior deixou a UTI 11 dias depois de acidente ocorrido durante ação para cumprir mandado de prisão por crimes contra a ex-namorada

O vice-prefeito afastado Jair Junior: liberação depois de pagamento de fiança no valor de cinco salários mínimos | Foto: Reprodução/Facebook
O vice-prefeito afastado Jair Junior: liberação depois de pagamento de fiança no valor de cinco salários mínimos | Foto: Reprodução/Facebook

O vice-prefeito de Lages (SC), Jair Júnior (sem partido), foi preso nesta segunda-feira, 2, depois de receber alta hospitalar. O político estava internado havia 11 dias na UTI do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, depois de sofrer um acidente de trânsito durante uma operação para cumprir um mandado de prisão contra ele.

Segundo a Polícia Civil, Jair Júnior foi encaminhado ao Presídio Masculino de Lages, onde permanecerá em cela individual. A ordem judicial prevê o cumprimento de pena de dez anos e 11 meses de prisão pelos crimes de lesão corporal, cárcere privado, constrangimento ilegal e perseguição contra a ex-namorada. A sentença também determina a perda do cargo de vice-prefeito.

Receba nossas atualizações

Acidente ocorreu durante cumprimento de mandado

O caso ganhou repercussão em 21 de maio, quando agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) tentaram cumprir o mandado de prisão expedido pela Justiça catarinense.

Segundo a polícia, Jair Júnior dirigia uma BMW pela BR-116 quando bateu de frente contra um caminhão no trecho da rodovia que passa pelo bairro São Sebastião, em Lages.

jair-junior-vice-prefeito-lages
O vice-prefeito de Lages (SC) Jair Júnior também está sendo processado por dano a propriedade pública | Foto: Reprodução/Redes Sociais/Instagram/@jairjuniorlages

Os agentes acompanhavam o vice-prefeito no momento da colisão. O veículo ficou parcialmente destruído e chegou a registrar princípio de incêndio. O político sofreu fraturas graves nas duas pernas e precisou de internação. O motorista do caminhão não se feriu.

A defesa sustenta que Jair Júnior não fugia dos agentes. Segundo o advogado Guilherme Ramos, o vice-prefeito desconhecia a existência da ordem de prisão e acreditou estar sendo perseguido.

Condenação e outros processos

O Ministério Público denunciou Jair Júnior por agressão, sufocamento, cárcere privado e perseguição contra a ex-namorada. Segundo a investigação, a vítima procurou uma delegacia depois das agressões. O político a teria perseguido e chegado a atravessar o carro na frente da motocicleta em que ela estava com a irmã.

Na época, a polícia chegou a prender o vice-prefeito em flagrante, mas ele deixou a cadeia no dia seguinte mediante pagamento de fiança. O episódio motivou a abertura de um processo de impeachment na Câmara Municipal de Lages, posteriormente anulado pela Justiça de Santa Catarina.

Além da condenação relacionada ao caso de violência contra a mulher, Jair Júnior também responde a outro processo. Segundo o Ministério Público, ele furou o pneu do carro da prefeita de Lages, Carmen Zanotto (Cidadania), em represália ao rompimento político entre os dois.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade