A sessão da CPI da Covid desta terça-feira, 26, acaba de aprovar o relatório final, de autoria do senador Renan Calheiros (MDB-AL). O colegiado investigou as ações do governo do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia, mas, como mostrou Oeste, passou ao largo das suspeitas e denúncias de corrupção envolvendo Estados e municípios.
O texto de Calheiros foi aprovado por 7 votos a 4. O placar já era esperado e reflete a composição da comissão, que sempre teve maioria oposicionista e espaço reduzido para os parlamentares alinhados ao governo Bolsonaro.
Ao final de seis meses de trabalho, a CPI da Covid pediu o indiciamento de 78 pessoas e duas empresas. Entre os alvos dos pedidos de indiciamento, está o presidente Jair Bolsonaro, acusado por pelo menos nove crimes.
Há também pedidos de indiciamento de ministros do atual governo, ex-ministros, três filhos de Bolsonaro, deputados federais, médicos, empresários e do governador do Amazonas, Wilson Lima.
Relacionadas
O relatório foi aprovado depois de mais de sete horas de discussão na comissão, que teve de fazer dois intervalos ao longo do dia.
Pouco antes da aprovação do relatório final, o senador Marcos Rogério (DEM-RO), resumiu o que foram esses seis meses de trabalho da comissão. “Essa CPI não apurou fatos, não buscou evidências, escondeu provas, dificultou o acesso dos investigadores, protegeu acusados de corrupção no Consórcio Nordeste e nos governos estaduais”, afirmou. “Ao final, votamos um relatório que é fruto de uma narrativa contra adversários políticos. Aqui bandidos foram tratados como heróis, e homens e mulheres que se dedicaram ao Brasil foram tratados como bandidos.”
Veja como foram os votos na comissão
A favor do relatório
Eduardo Braga (MDB-AM)
Humberto Costa (PT-PE)
Omar Aziz (PSD-AM)
Otto Alencar (PSD-BA)
Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
Renan Calheiros (MDB-AL)
Tasso Jereissati (PSDB-CE)
Contra o relatório
Eduardo Girão (Podemos-CE)
Jorginho Mello (PL-SC)
Luis Carlos Heinze (PP-RS)
Marcos Rogério (DEM-RO)
É triste constatarmos o quanto de medíocres e corruptos, que nos atrasam deliberadamente e de maneira contumaz, fomos colocando no Congresso e que por cima de tudo ainda continuamos bancando.
Não há mais dúvidas em relação aos 7 Senadores que protagonizaram essa sabotagem ao País, além de Pacheco e de Barroso, são todos mau-caráter!
Chegaremos ao ponto em que não acreditaremos mais que é o cachorro que mijava no poste
Notícia? Velhicia!
QUE SE DEDICAM ÀS ATIVIDADES CIRCENSES. SEUS ESPETÁCULOS POVOAM AS RECORDAÇÕES DA INFÂNCIA, AO CONTRÁRIO DE BUFÕES QUE SOMENTE SERÃO
LEMBRADOS POR OTÁRIOS OU OPORTUNISTAS ! TRISTE, MUITO TRISTE.
RECOLHEM-SE AS LONAS E VOLTA-SE AOS CAMARINS PARA TIRAR AS MAQUIAGENS.
COM TODO RESPEITO ÀQUELES QUE SE DEDICAM
gol da Alemanhaaaaaaaaaa
Que grande novidade… olha só, estou até emocionado! Enfim…